Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2073
Title: Glicemia Capilar alterada e fatores associados em indígenas Wari'do Sudoeste da Amazônia, Brasil
Authors: Hang, Adriana Tavares
Keywords: Indígenas
Diabetes
Antropometria
Amazônia
Issue Date: 2017
Citation: HANG, A. T. Glicemia Capilar alterada e fatores associados em indígenas Wari'do Sudoeste da Amazônia, Brasil. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017
Abstract: Estudos têm apontado que as mudanças nos padrões alimentares, escassez de recursos socioeconômicos, redução das terras cultiváveis e do nível de atividade física têm impactado as condições de saúde das populações indígenas, levando ao ganho de peso e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo deste estudo foi verificar a frequência de glicemia casual alterada e fatores associados, em indígenas Wari’ com idade maior ou igual a 18 anos, residentes em aldeias Terra Indígena Igarapé Lage e da Terra Indígena Igarapé Ribeirão, situadas nos municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré, estado de Rondônia, Brasil. Trata-se de um estudo transversal de base populacional, com coleta dos dados entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016, utilizando um questionário adaptado do inquérito nacional de saúde e nutrição dos povos indígenas. Realizamos aferição da pressão arterial, dosagem de glicemia capilar casual, além de medidas antropométricas (peso, estatura, cálculo do índice de Massa Corpórea (IMC) e aferição da circunferência abdominal). Após dupla digitação dos dados, utilizou-se o programa SPSS versão 21.0 para análise estatística. Realizou-se análise descritiva (frequências absolutas e relativas) e bivariada (testes de Qui-quadrado, Yates, e teste ANOVA) com nível de significância de 5% (p<0,05) além da correlação de Pearson. Foram entrevistados e examinados 300 indivíduos de ambos os sexos (149 mulheres), a prevalência de diabetes foi 1,7% e 4% para hipertensão arterial Do total de cinco indivíduos que apresentaram diabetes, três encontravam-se na faixa etária de 18 a 29 anos e não usavam hipoglicemiante oral. Do total de 13 hipertensos, quatro se encontravam na faixa etária maior ou igual a 60 anos e cinco faziam uso de anti-hipertensivo. Quanto à classificação do IMC, dois dos diabéticos e quatro dos hipertensos apresentavam sobrepeso. Comparando esses resultados com estudos semelhantes realizado no ano de 2009 com indígenas da região Norte, observou-se que houve um aumento significativo na média da glicemia capilar casual. Quanto aos hipertensos não se identificou diferença significativa entre tais estudos ou mesmo com a média nacional observada na população indígena. Comparando o resultado deste estudo ao último inquérito nacional entre os povos indígenas e com outra pesquisa realizada no ano de 2007 com a etnia Wari’, verificamos que houve aumento na prevalência de sobrepeso e obesidade, o que constitui importante alerta para a emergência das doenças crônicas não transmissíveis nessa população. Acreditamos que os Wari’ necessitam manter o acompanhamento principalmente quanto à monitorização glicêmica e nutricional a fim de detecção precoce do diabetes mellitus e melhor controle do peso corporal visando prevenir distúrbios cardiometabólicos e suas complicações a curto e longo prazo.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Ari Miguel Teixeira Ott e Coorientador: Prof. Dr. Davi da Silva Barbirato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2073
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana_Tavares_Hang_Dissertacao_2015_2017.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.