Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2081
Título: Caracterização e prospecção da cadeia produtiva da piscicultura no estado de Rondônia
Autor(es): Xavier, Raica Esteves
Palavras-chave: Aquicultura
Prospecção
Tambaqui
Data do documento: 2013
Citação: XAVIER, R. E. Caracterização e prospecção da cadeia produtiva da piscicultura no estado de Rondônia. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: A piscicultura, criação racional de peixes, tem se tornado uma importante atividade rural no Estado de Rondônia. As condições climáticas, proximidade de um amplo mercado consumidor, somado a fartura de água que asseguram as sete bacias hidrográficas existentes, colocam o Estado em destaque na produção aquícola brasileira. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a cadeia produtiva da piscicultura praticada no Estado de Rondônia, visando a identificar e prospectar o comportamento futuro dos fatores críticos, bem como as demandas de capacitação e de pesquisas que visem o seu desenvolvimento. A pesquisa foi realizada utilizando a metodologia de levantamento de dados secundários, análise documental e a realização de entrevistas com questionários semi-estruturados com 34 piscicultores de 8 municípios do Polo de maior produção do estado e 12 especialistas da área. O Estado de Rondônia possui 3.758 produtores de peixes no ano de 2012. Os 3 polos de grande produção: a região de Ariquemes, Rio Crespo e Cacaulandia com a maior produção, um segundo polo sendo a região de Mirante da Serra e Urupá e o terceiro polo na região de Pimenta Bueno. A maior parte da produção está concentrada em empreendimentos de pequeno porte ou seja menor que 5 hectares de área produtiva. Os dados comprovaram o tambaqui (Colossoma macropomum) é a espécie mais cultivada no Estado. O sistema utilizado pelos produtores é o intensivo com produção média de 7,8 toneladas/hectare. Os piscicultores entrevistados consideraram o preço da ração como sendo o principal fator limitante da piscicultura no Estado. Observou-se que os dois fatores críticos, licença ambiental e ausência de um mercado consumidor apresentaram tendência de aumento do grau de influencia no futuro em relação ao período atual. Existe um ambiente institucional favorável à produção de pescado no Estado de Rondônia com políticas de incentivo à produção e a suprir os gargalos da cadeia produtiva como a industrialização e comercialização da produção.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dra. Carolina Rodrigues da Costa Dória.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2081
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.