Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2084
Título: Dinâmica pesqueira e estrutura populacional da jatuarana(Brycon Amazonicus-Spix & Agassiz, 1829) Comercializadas nas porções alta e média da bacia do rio madeira
Autor(es): Ayala, Daiana Mendes
Palavras-chave: Produção
Apetrechos de pesca
Esforço pesqueiro
Amazônia
Data do documento: 2013
Citação: AYALA, D. M. Dinâmica pesqueira e estrutura populacional da jatuarana(Brycon Amazonicus-Spix & Agassiz, 1829) Comercializadas nas porções alta e média da bacia do rio madeira. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: A pesca é uma das atividades socioeconômicas mais importantes na região Amazônia. Na bacia do rio Madeira Brycon amazonicus (jatuarana) consiste em uma das principais espécies exploradas comercialmente. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar: produção, captura por unidade de esforço (CPUE), dinâmica de pesca (principais locais e apetrechos de pesca), estrutura em comprimento, relação peso-comprimento, fator de condição e a atividade alimentar desta espécie nas áreas a Montante e Jusante da Cachoeira de Teotônio, na bacia do rio Madeira, Rondônia, entre 1990 e 2011. Para isso foram acompanhados os desembarques pesqueiros em quinze portos e/ou comunidades ribeirinhas. Nesses pontos foram realizadas as coletas e entrevistas semiestruturadas com os pescadores, junto do Subprograma de Monitoramento Pesqueiro no rio Madeira/Santo Antônio Energia (SAE) e Energia Sustentável do Brasil (ESBR). Os resultados indicaram que a produção e a CPUE da jatuarana apresentaram diferenças significativas entre as áreas analisadas, com os maiores valores médios encontrados a jusante. Em ambas as áreas a captura da espécie foi realizada principalmente na calha do rio e em suas margens, por meio da malhadeira. De acordo com a análise da estrutura em comprimento observou-se que nas duas áreas a maioria dos indivíduos capturados estavam entre as classes de 36-40 comprimento padrão (cm) constituindo-se, portanto, de são jovens ou pré-adultos, e estes apresentavam desenvolvimento alométrico negativo (b<3). O fator de condição foi significativamente maior à montante, destacando-se a localidade de Nazaré. E constatou-se que a jatuarana alimenta-se em ambas as áreas, principalmente, de material vegetal. Assim, infere-se que as diferenças encontradas em alguns dos parâmetros biológicos estudados, podem estar relacionadas a fatores ambientais ou a presença de mais de uma população de jatuarana, o que demandaria medidas de manejo diferenciadas. No entanto, para confirmar com maior veracidade a existência de mais de uma população ressalta-se a necessidade de estudos de genéticos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Carolina R. C. Doria.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2084
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AYALA DISSERTAÇÃO PDF.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.