Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2085
Title: Teor de nutrientes e crescimento de mudas de ipês em latossolo amarelo distrófico com adição e omissão de calcário e nutrientes
Authors: Silva, Adalberto Alves da
Keywords: Nutrição mineral
Espécies florestais
Requerimento nutricional
Fertilidade do solo
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, A. A. da. Teor de nutrientes e crescimento de mudas de ipês em latossolo amarelo distrófico com adição e omissão de calcário e nutrientes. 2015. 63 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Abstract: A Amazônia constitui a maior floresta tropical do planeta, porém nas últimas décadas vem perdendo a cobertura vegetal de grandes áreas em decorrência de pressões antrópicas para expansão do agronegócio, mineração e exploração de madeira, o que põe em risco espécies florestais nativas de inestimável valor social, econômico e farmacológico para a região. Portanto, para que haja sucesso na recuperação dessas áreas degradadas é necessário que se efetivem estudos sistemáticos sobre as condições e exigências nutricionais de espécies florestais nativas de diferentes grupos ecológicos, como o ipê, no presente estudo, pois é uma das mais cobiçadas para o reflorestamento de áreas degradadas, matas ciliares e projetos de arborização urbana. O presente estudo objetivou caracterizar os aspectos nutricionais e os efeitos causados pela omissão de nutrientes e calagem no crescimento inicial de mudas de ipê-roxo e ipê-amarelo empregando a técnica de omissão de nutrientes. Para tanto, foi conduzido experimento em casa de vegetação no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Câmpus Ji-Paraná, por um período de 100 dias empregando como substrato o Latossolo Amarelo distrófico de textura média e baixa fertilidade natural. O delineamento experimental foi em blocos casualizados (DBC) com 11 tratamentos dispostos em 4 blocos perfazendo 44 parcelas experimentais para cada espécie em estudo, que totalizaram 88 parcelas, cada qual composta por uma planta em cada vaso de polipropileno com capacidade de 6 dm3 de substrato. Adotaram-se os seguintes tratamentos: Completo 1 (C1 adubado com: N, P, K, S, Mg, Ca, FTEBR-12 e calcário), completo 2 (C2 adubado com: N, P, K, S, Mg, Ca, FTEBR-12) e tratamento completo omitindo-se um elemento por vez (completo 1 menos nitrogênio, C1-N; completo 1 menos fósforo, C1-P; completo 1 menos potássio, C1-K; completo 1 menos enxofre, C1-S; completo 1 menos magnésio, C1-Mg; completo 1 menos cálcio, C1-Ca; completo 1 menos micro, C1-FTEBR 12; completo 1 menos calcário, C1-calcário; completo 2 menos cálcio, C2-Ca; completo 2 menos magnésio, C2-Mg e solo natural). Determinaram-se os teores de nutrientes na matéria seca da parte aérea, além das variáveis, altura, diâmetro do coleto, massa seca (aérea, radicular e total), relação R/PA, crescimento relativo (CR) e índice de qualidade de Dickson (IQD). Os resultados encontrados indicam ser P e N os nutrientes prioritários à nutrição das espécies. A correção da acidez é fundamental para o crescimento das espécies, pois a omissão de calcário limitou o desenvolvimento das plantas. As mudas de ipê-roxo apresentaram melhor qualidade, pois obtiveram os valores mais altos para o IQD. Os nutrientes N, P, K e Ca apresentaram teores elevados para o tratamento C1 e a omissão individual de Ca e Mg aumentaram a absorção de N e P.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Jairo André Schlindwein.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2085
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO ADALBERTO SILVA.pdf3,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.