Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2088
Título: A resistência da teia alimentar da ictiofauna antes e após a formação do reservatório da UHE Santo Antônio no rio Madeira
Autor(es): Silva, Taís Melo da
Palavras-chave: Ecologia trófica
Reservatório
Águas brancas
Amazônia
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, T. M. da. A resistência da teia alimentar da ictiofauna antes e após a formação do reservatório da UHE Santo Antonio no rio Madeira. 2016. 57 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: Resistência e resiliência ecológicas são dois conceitos fundamentais para o entendimento de variações na estabilidade de comunidades naturais em resposta a distúrbios ambientais. A estabilidade está relacionada à diversidade biológica, um importante fator para o entendimento da estrutura trófica e funcionalidade biológica. A estrutura trófica em riosplanície de inundação é determinada pelo pulso de inundação anual, o qual aumenta a disponibilidade de material alóctone ao ambiente, alterando as interações entre espécies. Contudo, esse processo está sendo ameaçado pela construção de reservatórios, especialmente para peixes de água doce. Na Amazônia, cerca de 74 reservatórios estão em operação, e 94 planejados para a região. A maioria dos estudos em reservatórios são realizados apenas após a implementação da barragem, gerando falta de dados antes do represamento. Consequentemente, pouco é conhecido sobre mudanças nos aspectos funcionais da assembleia de peixes em resposta ao represamento de rios. Nesse estudo foi avaliado a resistência da estrutura trófica de peixes no reservatório Santo Antônio (UHE Santo Antônio), no rio Madeira, antes e após o represamento do rio. A hipótese é que as relações tróficas interespecíficas de peixes serão alteradas após o estabelecimento do reservatório em resposta a alteração no pulso de inundação e mudanças na disponibilidade de alimento ao ambiente aquático. A resistência da assembleia de peixes frente ao impacto ambiental causado pelo represamento é possível através da reorganização das categorias tróficas entre as espécies, aumentando o particionamento de recursos em função da homogeneização do ambiente. Foram determinadas categorias tróficas no reservatório antes e após seu estabelecimento. A dieta de 51 espécies de peixes, representando cerca de 90% da abundância da assembleia de peixes possibilitou a identificação de nove categorias tróficas na área do reservatório. Oito categorias tróficas ocorreram em cada período estudado, revelando frugívoros e zooplanctívoros exclusivos do pré- e pós-UHE, respectivamente. Foram observadas diferenças no particionamento de recursos entre os períodos, refletindo as mudanças no ambiente. Apesar disso, a ictiofauna parece resistir aos impactos ambientais mantendo a funcionalidade trófica nos dois primeiros anos de represamento. A resistência deve-se a mudança na composição da dieta de espécies e categorias tróficas, refletindo no tamanho da teias alimentares, especialização, conectância e aninhamento das teias, devido elevado particionamento de recursos alimentares. Os resultados ressaltam a importância da floresta inundada para a integridade e funcionalidade da assembleia de peixes.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Profª Dra. Gislene Torrente Vilara.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2088
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao Tais Melo.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.