Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/209
Título: Transparência na prestação de contas como ferramenta para captação de recursos financeiros na Comunidade Terapêutica Nova Aliança
Autor(es): Souza, Eli Regina Zampieri
Palavras-chave: Prestação de contas
Terceiro setor
Transparência
Data do documento: 2013
Citação: SOUZA, Eli Regina Zampieri. Transparência na prestação de contas como ferramenta para captação de recursos financeiros na Comunidade Terapêutica Nova Aliança. 2013. 31 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: Ganham espaço no Brasil organizações do terceiro setor, que atuam em várias áreas, desde a fiscalização dos entes públicos, educação, saúde, ação social e proteção do meio ambiente. Essas associações sem fins lucrativos tem um papel relevante na sociedade, desse modo, a transparência destas entidades, em relação aos recursos recebidos e a prestação de serviços realizada, mostram-se como uma necessidade, perante os doadores, para garantir assim, um fluxo contínuo de recursos, o que possibilitaria uma melhor atuação na sociedade. Dentro das que atuam nas áreas sociais enquadram-se as Comunidades Terapêuticas, sendo a Comunidade Terapêutica Nova Aliança – CERNA, que está localizada no município de Rolim de Moura – RO, objeto deste estudo, a qual atua na área de tratamento a dependentes químicos, esta entidade não vem conseguindo recursos o suficientes para manutenção de suas atividades. O objetivo da pesquisa é verificar as ações que a entidade tem desenvolvido para captar recursos, junto aos órgãos governamentais e a população civil. O artigo está estruturado, a partir de uma pesquisa bibliográfica e complementado de uma pesquisa de campo realizada através da coleta de dados junto a comunidade local e também na entidade, sendo do tipo descritiva, realizada por meio de um estudo de caso. O resultado alcançado possibilitou identificar que a entidade pesquisada tem desenvolvido ações que visam à transparência em sua prestação de contas tanto dos recursos financeiros como das atividades desenvolvidas. Contudo, a transparência ocorre, mas a forma utilizada para divulgação é ineficiente, atende apenas aos órgãos públicos, diretores e pessoas envolvidas diretamente com a entidade. Ficou evidenciado que o conteúdo do relatório de prestação de contas da entidade atende aos itens determinados pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC.
Descrição: Artigo apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR - campus Cacoal como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. Ms. Cleberson Eller Loose.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/209
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS - ELI REGINA ZAMPIERI SOUZA.pdf509 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador