Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/210
Título: O trabalho do menor aprendiz como ocupação educacional no auxílio do combate a criminalidade na cidade de Cacoal - RO
Autor(es): Santos, Djalma Neris dos
Palavras-chave: Menor
Aprendizagem
Criminalidade
Data do documento: 25-Abr-2013
Citação: SANTOS, Djalma Neris dos. O trabalho do menor aprendiz como ocupação educacional no auxílio do combate a criminalidade na cidade de Cacoal - RO. 2013. 26 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: De acordo com a Lei n.º 10.097, a aprendizagem está a cargo dos serviços sociais (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT, SESCOOP), sendo indispensável à efetiva educação profissional e metódica (prática e teórica) pelo aprendiz, que permite ao jovem aprender uma profissão e obter sua primeira experiência como trabalhador. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a 66 anos, cumpre a tarefa de suprir o mercado com mão-de-obra qualificada na modalidade de aprendizagem industrial. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) desde sua criação em 1946 é o principal agente da educação profissional voltada para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O presente trabalho tem por objetivo analisar se o programa menor aprendiz auxilia no combate à criminalidade no município de Cacoal-RO, pois, é na adolescência que o indivíduo adquire formação intelectual, social, física e moral necessária para se transformar em um adulto correto, consciente dos seus direitos e obrigações. Os dados foram coletados por meio de um questionário apresentado aos gestores do SENAC e SENAI constando questões que evidenciaram os cursos oferecidos e a quantidade de jovens que concluíram curso de 2009 a 2012, e o percentual de menores aprendizes que conseguiram uma vaga no mercado de trabalho no mesmo período. Foi feito um levantamento da criminalidade juvenil neste período no banco de dados da Delegacia Civil de Cacoal. No presídio municipal de Cacoal foi realizada entrevista com uma amostra de oito menores apreendidos, a partir do preenchimento dos formulários, pelos gestores e levantamento da criminalidade, e após a entrevista dos menores infratores, foi possível verificar a contribuição do programa menor aprendiz no auxilio do combate à criminalidade em Cacoal-RO, verificou-se que os menores apreendidos não trabalhavam e nem tinham feito um curso profissionalizante no SENAI ou SENAC.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do professor esp. Silas Neiva de Carvalho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/210
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo fianl Djalma 02.pdf403,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador