Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2116
Title: A abordagem da semântica em gramática normativas
Authors: Ribeiro, Ana Cláudia Dias
Keywords: Linguística
Semântica
Gramática
Normativa
Issue Date: 2015
Citation: RIBEIRO, A. C. D. A abordagem da semântica em gramática normativas. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2015.
Abstract: O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi analisar como a Semântica é abordada por gramáticos convencionais e também contemporâneos, nas Gramáticas Normativas de Língua Portuguesa, em diferentes edições correspondentes às décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010. O tratamento e análise dos dados foram fundamentados em Laurence Bardin, trabalhando com a análise categorial temática. A partir das análises, foram criadas as seguintes categorias: i. A definição de língua; ii. As propostas apresentadas no prefácio e na divisão dos conteúdos; iii. A estruturação de cada GN e o espaço que é destinado à Semântica iv. O conteúdo apresentado: sinonímia, antonímia, ambiguidade, homonímia, paronímia, polissemia e metáfora. Foram utilizadas as concepções de língua segundo os pressupostos teóricos de Bagno (2011), Geraldi (2003) e Possenti (2006) e as contribuições de Ilari (1997/2003), Geraldi (1987), Cançado (2008) e Ferrarezi (2008) para o entendimento das teorias e fenômenos da Semântica. Nas análises das gramáticas selecionadas abordamos as concepções de língua, apresentando suas partes, objeto e metodologias. A partir das observações realizadas nas doze gramáticas, percebemos que os estudos linguísticos, ainda, não produziram mudanças significativas na elaboração das gramáticas, principalmente no que se refere aos estudos semânticos. Em relação aos conceitos semânticos, os mais recorrentes foram: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e metáfora. Observamos a imprecisão em alguns conceitos apresentados pelas gramáticas e até mesmo divergências.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Dias Loura Jorrin
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2116
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO ANA RIBEIRO.pdf3,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.