Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2120
Título: Implementação do planejamento estratégico de marketing em uma academia no município de Cacoal
Autor(es): Passos, Guilherme Torrejon
Palavras-chave: Planejamento estratégico - Marketing
Diagnóstico organizacional
Plano de marketing
Academia
Data do documento: 2017
Citação: PASSOS, Guilherme Torrejon. Implementação do planejamento estratégico de marketing em uma academia no município de Cacoal. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os impactos decorrentes da implementação do planejamento estratégico de marketing em uma academia no munícipio de Cacoal. Para tanto foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira foi a realização do diagnóstico organizacional que engloba o ambiente interno, externo, clientes e concorrentes. Posteriormente foi criado o plano estratégico de marketing que inclui definição da missão, visão e valores, objetivos e metas, estratégias, programas, feedback e controle. Quanto a metodologia desta pesquisa, caracteriza-se como descritiva, estudo de caso, método dedutivo e com abordagem quali-quanti. Os dados foram coletados por meio de dois questionários um aplicado aos clientes e o outro aos funcionários e uma entrevista com o proprietário da empresa. No ambiente externo observou-se que a maioria da população do munícipio é de jovens representando cerca de 31%. O setor que mais gera renda para Cacoal é o de serviços, sendo que no ramo de academias a cidade se destaca como a terceira maior do estado. No ambiente interno pode-se constatar que a empresa possui pontos fracos como estrutura, aparelhagem e equipamentos todos com problemas, além disso existe uma adversidade nas informações passadas pelos funcionários aos clientes. Mesmo assim a organização se destaca pelos seus pontos fortes que são a localização, preço e aulas na piscina. Na pesquisa de satisfação de modo geral os clientes disseram estarem satisfeitos com a academia, porém alguns pontos como atendimento dos professores e aparelhagem tiveram notas ruins e que devem ser melhorados. Perante seus concorrentes a empresa em questão é a que possui menores índices, mas seus pontos fortes são o que asseguram sua competitividade no mercado. Em uma reunião feita com os funcionários foi traçado a missão, visão e valores para que a partir disso fosse possível realizar a formulação dos objetivos, metas, estratégias e o plano de marketing. Todas as etapas foram feitas de acordo com o diagnóstico e as condições atuais da empresa. O grande impacto que o plano de marketing gerou foi com relação a uma campanha que trouxe 210 alunos, sendo que 98 foram pessoas novas e 112 clientes atuais. Por fim os resultados obtidos na pesquisa foram satisfatórios, pois foi possível mensurar o desempenho da organização após toda a implementação do planejamento estratégico de marketing. Por isso, pode-se concluir que o trabalho realizado demonstrou que com embasamentos e aplicações, o desenvolvimento de atividades planejadas e coordenados permitem diagnosticar um ambiente de atuação, agir sobre este e quantificar a eficácia das ações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador(a): Prof.ª Esp. Tatiane Aparecida de Lazari
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2120
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme Torrejon - TCC Monografia - 2017.01.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador