Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2121
Title: Identificação molecular de rinovírus humano em população infantil na região metropolitana de Porto Velho/RO
Authors: Alves, Fabianne Araújo Gomes dos Santos
Keywords: Rinovírus humano
Infecção respiratória aguda
Crianças
Issue Date: 2015
Citation: ALVES, F. A. G. dos S. Identificação molecular de rinovírus humano em população infantil na região metropolitana de Porto Velho/RO. 2015. 60f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO.
Abstract: As infecções respiratórias agudas (IRA) são as principais causas de infecções em crianças com menos de cinco anos. As IRA são causadas por diversos agentes etiológicos, sendo os agentes virais os principais causadores deste tipo de infecções. O Rinovírus humano (HRV) é um vírus de RNA, patógeno causador do resfriado comum capaz de desenvolver quadros infecciosos mais graves em crianças. O HRV está classificado em espécies A, B, e C que abrange 100 sorotipos diferentes. Este estudo teve por objetivo identificar o vírus HRV em população infantil atendida na região metropolitana de Porto-Velho/ Rondônia. A população de estudo consistiu em crianças de 0 a 6 anos de idade ambos sexos, que apresentaram sintomas clínicos de IRA. Foram coletadas 660 amostras biológicas de secreção nasofaringea por meio de um swab estéril conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Sendo selecionada para o presente estudo 304 amostras para isolamento viral a PCR qualitativa em tempo real utilizando o sistema Sybr Green. Do total de 304 amostras analisadas 26,3% (80/304) foram positivas para HRV. A presença do vírus foi detectada em todas as faixas etárias analisadas. Nas amostras positivas os sintomas mais freqüentes foram tosse, coriza, secreção pulmonar, obstrução nasal, síbilos, dispneia e febre apresentando frequencias superiores a 60%. O vírus HRV foi detectado durante todo o ano. Dentre os casos de coinfecções: 5 foram HRV + Adenovírus, 14 HRV + Streptococcus pneumoniae, 5 Adenovírus + Streptococcus pneumoniae e 1 caso de Adenovírus + Streptococcus pneumoniae + HRV. O HRV tem sido detectado em diversos estudos voltados para identificação etiológica em infecções respiratórias. Por meio deste trabalho foi possível afirmar a presença do mesmo na região norte do Brasil. Os dados obtidos enfatizam a importância da identificação da HRV, já que o conhecimento do agente causador deste tipo de infecção pode ajudar o prognóstico, favorecendo a prática correta terapêutica, evitando a prescrição desnecessária de antibióticos.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Profª. Drª. Deusilene Souza Vieira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2121
Appears in Collections:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FABIANE ALVES.pdf2,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.