Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2124
Title: Estudos fitoquímico dos constituintes voláteis e fixos de Piper hispidum SW. e avaliação in vitro da atividade leishmanicida e antiplasmodial
Authors: Dill, Leandro Soares Moreira
Keywords: Piperaceae,
Piper hispidum
Óleo essencial
Leishmania amazonensis
Plasmodium falciparum
Issue Date: 2009
Citation: MOREIRA DILL, L. S. Estudos fitoquímico dos constituintes voláteis e fixos de Piper hispidum SW. e avaliação in vitro da atividade leishmanicida e antiplasmodial. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2009.
Abstract: O Presente trabalho relata o isolamento, caracterização estrutural, avaliação de atividade leishmanicida e antiplasmodial de constituintes voláteis e fixos de Piper hispidum SW. Foi realizado o levantamento bibliográfico da distribuição de metabólitos secundários nos óleos essenciais de plantas do gênero Piper pesquisadas no Brasil. Em virtude da ausência de padronização na literatura especializada, a respeito do habitat e condições a que as plantas estão submetidas, torna-se inviável o estabelecimento de correlação entre a distribuição dos metabólitos secundários com a variação de fatores bióticos e abióticos influentes na composição de tais produtos naturais desta espécie. Foram identificados 82,12% da composição do óleo essencial extraído das folhas de P. hispidum, o que corresponde a 28 substâncias, sendo 9,16% de monoterpenos, 71,68% de sesquiterpenos e 1,28% de fenilpropanóides. Já do óleo essencial extraído dos talos foram identificados 77,32% da constituição, isto é, 37 substâncias, sendo 5,25% de monoterpenos, 57,16% de sesquiterpenos e 14,91% de fenilpropanóides. Foi isolado um fenilpropanóide do óleo essencial dos talos (dilapiol), duas substâncias do extrato de acetato de etila, uma amida do tipo piperidina (Piplartina) e um ácido carboxílico derivado do ácido cinâmico (ácido 3,4,5- trimetoxifenil-propanóico). Avaliou-se o potencial leishmanicida in vitro frente a promastigotas de Leishmania amazonensis, de ambos óleos essenciais e do extrato de acetato de etila dos talos de P. hispidum. Também investigou-se o potencial antiplasmodial in vitro frente a cepas 3D7 e W2 de Plasmodium falciparum, de ambos óleos essenciais, da amida Piplartina, do ácido 3,4,5-trimetoxifenil-propanóico e de extratos de P. hispidum. Os resultados apresentados relatam uma inédita e eficiente atividade leishmanicida e antiplasmodial dos óleos essenciais das folhas e talos de P. hispidum, e também relatam pela primeira vez a promissora atividade antiplasmodial da amida Piplatina.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Prof. Dr. Valdir Alves Facundo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2124
Appears in Collections:PGBIOEXP/PVH - Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO LEANDRO DILL.pdf5,94 MBAdobe PDFView/Open
ficha catalográfica4218.pdf1,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.