Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2130
Título: Indústrias de confecções em arranjos produtivos locais: um estudo de caso do aglomerado de confecções de Pimenta Bueno/RO
Autor(es): Santos, Jonathan Alves
Palavras-chave: Proximidade territorial
Aglomerados produtivos
Confecções
Pimenta Bueno - RO
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, Jonathan Alves. Indústrias de confecções em arranjos produtivos locais: um estudo de caso do aglomerado de confecções de Pimenta Bueno/RO. 122f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: O presente estudo objetivou analisar se o aglomerado de confecções de Pimenta Bueno/RO apresenta estrutura e características de um Arranjo Produtivo Local (APL), para tanto, buscou-se especificamente descrever a estrutura do aglomerado de confecções do município; identificar as características dos processos de aprendizagem no âmbito do aglomerado; determinar as formas de governança e órgãos institucionais presentes no município; indicar as possíveis formas de interação e cooperação entre as empresas e verificar a existência e os tipos de inovação no aglomerado. A pesquisa é caracterizada por ser do tipo exploratória, sendo de natureza qualiquantitativa e quanto ao método abordado cita-se o método dedutivo. Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, a fim de se obter uma melhor apreciação do conteúdo a ser abordado. A partir da análise de dados foi possível perceber que o aglomerado de confecções de Pimenta Bueno/RO é composto em sua totalidade por micro e pequenas empresas. Percebe-se que o aglomerado apresenta vínculos de cooperação, mesmo que pequeno, entre firmas e outras instituições locais e o aprendizado decorre, principalmente, a partir da rotina de produção da empresa. O Sebrae é o único órgão que atua no sentido de tentar gerir, implantar e coordenar ações específicas direcionadas ao desenvolvimento das empresas do setor, dessa forma o aglomerado possui uma governança predominantemente privada. Além disso, o arranjo caracteriza-se pela existência de uma infraestrutura tecnológica ainda baixa e com relação à introdução de inovações, o aglomerado pode ser considerado inovador no sentido de desenvolver inovações incrementais nos produtos. Enfim, por meio de todo o estudo realizado pode-se concluir que o aglomerado de confecções de Pimenta Bueno/RO não se caracteriza como um Arranjo Produtivo Local, e apesar das dificuldades operacionais e financeiras observadas, o aglomerado demonstra um potencial de crescimento significativo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador(a): Prof.ª Ma. Graziela Luiz Franco Martinez
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2130
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador