Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2144
Título: Controle alternativo da volatilização de amônia e do cascudinho, Alphitobius diaperinus (Coleoptera: Tenebrionidae), em cama de frango
Autor(es): Fogaça, Isac
Palavras-chave: Cama de frango
Volatilização
Amônia
Alphitobius diaperinus
Data do documento: 25-Nov-2015
Citação: FOGAÇA, Isac. Controle alternativo da volatilização de amônia e do cascudinho, Alphitobius diaperinus (Coleoptera: Tenebrionidae), em cama de frango. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 83p. Rolim de Moura, 2015.
Resumo: O Brasil tem se destacado na produção de carne de frango, isso tem gerado grandes quantidades de cama de frango que apresenta condições de pH, umidade e temperatura favoráveis a volatilização de amônia (NH3) que é prejudicial a saúde das aves e seres humanos e ao desenvolvimento da principal praga da avicultura Alphitobius diaperinus (Panzer) (Coleoptera: Tenebrionidae), conhecido como “cascudinho.” Na busca de alternativas para redução da volatilização da amônia, foram avaliados em laboratório diferentes aditivos a 15% em 100 g de cama de frango. Entre os aditivos avaliados o óxido de zinco (ZnO) apresentou maior eficiência na redução da volatilização de amônia (ER) de 95,68%, seguido do superfosfato triplo (SFT) ER de 91,57%, superfosfato simples (SFS) ER de 84,28%, ácido bórico (H3BO3) ER de 65,95% e sulfato de cobre CuSO4 ER de 54,98%, em relação a testemunha. Fatores como (pH, temperatura e umidade) podem ser indicados como principais desencadeadores do mecanismo de volatilização. Para o controle de adultos e larvas de A. diaperinus avaliou-se em laboratório, o extrato aquoso e alcoólico de cravo-da-índia a 40% (m/v), também foram avaliados o efeito do álcool etílico 96o a 1; 2,5; 5, 7,5 e 10% v/m e diluições de álcool (50% álcool e 50% água) nas mesmas concentrações em ambientes aberto e fechado, Ficou evidente que a mortalidade de A. Diaperinus está relacionado com a presença do álcool no extrato de cravo, na avaliação do álcool 96º ocorreu controle de 100% com álcool a partir de 2,5% em ambiente fechado e 5,0% em ambiente aberto e em diluição com água a partir de 5% em ambiente fechado e 10% em ambiente aberto.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais. Sob a orientação do Dr. Elvino Ferreira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2144
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fogaça.pdfDissertação - PGCA - Isac Fogaça2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.