Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Sônia Maria Paracampos de Sá-
dc.date.accessioned2018-04-13T14:44:59Z-
dc.date.available2018-04-13T14:44:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationDIAS, Sônia Maria Paracampos de Sá. A docência na educação profissional e tecnológica: um estudo dos saberes dos professores de Língua Portuguesa em Porto Velho-RO. 2017. 185 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2174-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação. Área de concentração: Educação Linha de pesquisa: Formação docente Orientadora: Prof.ª Dr.ª Nair Ferreira Gurgel do Amaralpt_BR
dc.description.abstractA compreensão dos saberes dos professores de Língua Portuguesa (LP) que atuam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), é condição fundamental para o aprimoramento da prática docente nessa modalidade de ensino na referida disciplina. É, pois, nesse âmbito que se insere esse estudo, cujas bases teóricas estão fundamentadas em autores que são referências na temática abordada. A questão norteadora pretende investigar em que consistem os saberes mobilizados pelos professores de LP do IFRO/Campus Porto Velho Calama para responder aos desafios da docência nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no contexto do IFRO, a qual se espera alcançar mediante o seguinte objetivo geral: compreender em que consistem os saberes mobilizados pelos professores de LP do IFRO/Campus Porto Velho Calama para responder aos desafios da docência nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no contexto do IFRO. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, cujos dados foram coletados durante os meses de março e abril de 2017, mediante a aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada, gravada, com uma amostra de cinco professores, que corresponde ao universo total dos sujeitos. Utilizando a metodologia de análise de conteúdo, segundo a metodologia de Bardin (1977), os dados levantados foram analisados a partir da sistematização de categorias temáticas (elaboradas a priori). Os resultados indicam que os saberes dos sujeitos da pesquisa são plurais e diversificados, oriundos em parte de sua formação profissional na área específica e, principalmente, de suas experiências profissionais construídas ao longo da carreira, sobretudo como professores do ensino propedêutico. Na falta de parâmetros claros à docência nos cursos integrados, de apoio institucional efetivo ao trabalho do professor e, particularmente, de conhecimentos específicos do seu campo de atuação, tidos como desafios à docência, esses professores subsidiam sua prática buscando eles próprios sua formação, geralmente nas experiências do ensino médio. Com base nos resultados, conclui-se, pois, a necessidade da edificação de saberes específicos ao campo de atuação dos professores, sendo premente a implementação de políticas de formação que valorizem o seu saber prático, além da adoção de ações coletivas e integradas e de qualificação das equipes de trabalho, ações essenciais ao enfrentamento dos desafios do trabalho docente no âmbito do IFRO.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-12T19:40:01Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SONIA DIAS.pdf: 2281029 bytes, checksum: 4355c2d4328e27c90b4d4574c3d933d9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-13T14:43:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SONIA DIAS.pdf: 2281029 bytes, checksum: 4355c2d4328e27c90b4d4574c3d933d9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-13T14:43:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SONIA DIAS.pdf: 2281029 bytes, checksum: 4355c2d4328e27c90b4d4574c3d933d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-13T14:44:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SONIA DIAS.pdf: 2281029 bytes, checksum: 4355c2d4328e27c90b4d4574c3d933d9 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.subjectEducação Profissional Técnica de Nível Médiopt_BR
dc.subjectModalidade Integradapt_BR
dc.subjectDocência de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.titleA docência na educação profissional e tecnológica: um estudo dos saberes dos professores de Língua Portuguesa em Porto Velho-ROpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO SONIA DIAS.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.