Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2183
Título: O desenvolvimento e a aplicação de uma sequencia didática no processo de ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática no 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Corrêa, Edre Almeida
Palavras-chave: Matemática Básica
Ensino Fundamental
Didática da Matemática
Data do documento: 2017
Citação: CORRÊA, Edre Almeida. O desenvolvimento e a aplicação de uma sequencia didática no processo de ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática no 6º ano do ensino fundamental . 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática)– Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar quais as contribuições e os limites de uma Sequência Didática para o processo de ensino-aprendizagem das operações básicas da Matemática no 6º Ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos buscou-se compreender quais problemas interferiam no processo de ensino-aprendizagem das operações matemáticas básicas; posteriormente, desenvolver uma Sequência Didática para o ensino das quatro operações básicas da Matemática no 6º Ano do Ensino Fundamental; e finalmente, avaliar as contribuições e as dificuldades de desenvolvimento dessa Sequência Didática, envolvendo algumas estratégias didático-metodológicas baseadas na proposição de: resolução de problemas, jogos, história da Matemática e materiais concretos. A pesquisa se desenvolveu tendo por base os princípios da abordagem qualitativa e da pesquisa-ação, e os sujeitos participantes constituídos por alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental e seu professor de Matemática da Escola 31 de Março. Como instrumentos de coleta de dados a pesquisa se apropriou da observação participante com registro em diário de campo e registros audiovisuais e fotográficos, além da utilização de materiais desenvolvidos pelos alunos e de um questionário aplicado ao professor de Matemática dos alunos participantes da Sequência Didática. Os dados foram analisados segundo os seguintes eixos: (a) Algumas contribuições, subdivididas em, apropriação e ressignificação dos conhecimentos matemáticos e atitudes e comportamento dos alunos; (b) Dificuldades e limites. Como considerações decorrentes da realização da pesquisa, concluímos que as contribuições da Sequência Didática foram: proporcionar uma experiência divertida aos estudantes relacionando as operações Matemáticas e o jogo de bolinhas de gude (bolitas), assim como demonstrar que os estudantes do terceiro ciclo do Ensino Fundamental precisam de uma assistência contínua e de uma valorização de seus saberes. Já em relação aos limites da Sequência Didática chegou-se às considerações de que algumas dificuldades estiveram em conseguir organizar e selecionar os principais fragmentos, assim como necessidade de mais tutores para ajudar dá assistência aos estudantes e o cuidado quanto a duração de algumas atividades.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) submetido ao Departamento de Matemática e Estatística (DME), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciatura em Matemática
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2183
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2017 - Edre_Corrêa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.