Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/221
Title: Tecnologia da informação no processo contábil e na comunicação com clientes e plataformas governamentais
Authors: Lima, Marcelo Antonio de
Keywords: Tecnologia da informação
Contabilidade
Governo
Issue Date: 25-Apr-2013
Citation: LIMA, Marcelo Antonio. Tecnologia da informação no processo contábil e na comunicação com clientes e plataformas governamentais. 2013. 28 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Abstract: Esta pesquisa estuda as implicações do uso da Tecnologia da Informação - TI no processo contábil, na comunicação com os clientes e com as plataformas de governo. Com tantas mudanças acontecendo no cenário contábil, principalmente pelo uso da informática na realização e execução dos processos, cada vez mais a contabilidade precisa se atualizar e se adequar para acompanhar o ritmo dessas mudanças. Com as novas metodologias impostas pelo Governo quanto à execução das atividades, a contabilidade necessita estar se aprimorando para o atendimento a essas exigências. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a TI implica no cotidiano contábil, não apenas demonstrando a importância e os benefícios, mas atentando para as dificuldades enfrentadas para adequações rotineiras, bem como aos malefícios que seu uso inadequado pode trazer à contabilidade. O referencial teórico foi elaborado tomando por base autores e pesquisadores da área contábil e da tecnologia informatizada, dando melhor desempenho e desenvolvimento para a pesquisa. A pesquisa se realizou em empresas prestadoras de serviços contábeis da cidade de Cacoal-RO, aplicado questionários as escriturações contábil, departamento de pessoal e aos gestores, a fim de colher informações relevantes ao tema proposto. Os resultados alcançados indicam que o uso da TI na contabilidade, é importante para o atendimento as inovações do mercado e acompanhamento em tempo hábil das informações pertinentes as empresas. Todavia, o conhecimento contábil deve estar bem estruturado com o tecnológico. Para o bom funcionamento da tecnologia seu uso deve ser coerente com as práticas contábeis. Com relação às plataformas do governo, verificou-se a falta de suporte e de profissionais capacitados para atender as necessidades e esclarecer dúvidas quando da implantação de novos sistemas, em virtude disso, os profissionais da contabilidade ficam muitas vezes a mercê das novas adequações.
Description: Artigo apresentado à Fundação Universidade federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do professor mestre Adriano Tumelero.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/221
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO - MARCELO (2).pdf423,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.