Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2237
Título: Desenvolvimento da pecuária bovina no Estado de Rondônia: contextualização história e indicadores zootécnicos
Autor(es): Taborda, Jamile Mariano Macedo
Palavras-chave: Bovinocultura
Sustentabilidade
Índices zootécnicos.
Data do documento: 2015
Citação: TABORDA, Jamile M. M. Desenvolvimento da pecuária bovina no Estado de Rondônia: contextualização história e indicadores zootécnicos. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional em Meio Ambiente, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto velho, 2015.
Resumo: A bovinocultura é uma atividade que vem sendo desenvolvida no estado de Rondônia há mais de quarenta anos e que apresenta características particulares, dada sua localização na região amazônica e sua conjuntura histórica. O presente estudo visou caracterizar a pecuária bovina de corte e de leite do estado no período de 1999 até 2013 com base nos indicadores zootécnicos. A metodologia consistiu no levantamento e análise de dados secundários disponibilizados nos bancos de dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON, Secretaria de Agricultura do Estado (SEAGRI), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE/SIDRA, Ministério da Agricultura e Pecuária-MAPA, Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON). As informações foram organizadas em bancos de dados e processadas na forma de gráficos e tabelas, utilizando Excel – 2010. Foram utilizados os seguintes índices zootécnicos para descrever a pecuária de corte e de leite do estado de Rondônia: taxa de lotação da pastagem, taxa de natalidade, taxa de desfrute e persistência de lactação. Os resultados demonstraram que ocorreu pequena variação na taxa de lotação de pastagem entre 2004 e 2007 (de 1,4 UA/ha para 1,5 UA/ha). Também foi observado um período de declínio no efetivo bovino a partir de 2004, sendo a menor oscilação observada entre os anos de 2006/2007, o que foi resultante do abate significativo de fêmeas em relação ao abate de machos. Essas oscilações são recorrentes e decorrem das quedas do preço da arroba do boi em relação ao preço de outras commodities, como a soja. Com relação à pecuária leiteira, esta ainda apresenta característica familiar, apresentando no período desse estudo a média de produção diária de 3,9±0,1 L de leite/vaca, considerando persistência de lactação de 240 dias. Esses indicadores revelam a falta de especialização do produtor rondoniense. Quanto à relação da pecuária com o processo de desmatamento, foi verificado que o aumento das áreas de pastagens apresenta correlação positiva com as áreas desmatadas, sendo a área total do estado dividida em 25% de áreas de pastagem, 64% de área preservada, 3% de lavouras e 8% de áreas indeterminadas. Quanto ao preço das terras destinadas à pastagem, nas áreas onde ocorre competição com o cultivo da soja observou-se que estas apresentam o hectare da terra mais valorizado quando comparado às terras mais antigas e onde predominam essencialmente a atividade pecuária. O estudo demonstrou que o estado de Rondônia está diante de uma grande oportunidade de crescimento, representada pela expansão do mercado interno e da demanda externa. Porém, para que o setor consiga aproveitar esse momento ele deverá superar alguns desafios importantes, como aumentar a produtividade garantindo sustentabilidade ambiental, bem estar animal, assim como qualidade e segurança dos produtos finais.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof(a). Dra. Ana Karina Dias Salman Co-orientador: Dr. Claudio Ramalho Townsend (In memoriam)
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2237
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JAMILE M. M. TABORDA.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.