Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/223
Título: A percepção dos servidores da prefeitura municipal de Ji-Paraná sobre a contabilidade de custos aplicada ao setor público
Autor(es): Oliveira, Patricia Geremias de
Palavras-chave: Custos
Sistema de informação
Administração
Contabilidade
Data do documento: 26-Abr-2013
Citação: OLIVEIRA, Patricia Geremias de. A percepção dos servidores da prefeitura municipal de Ji-Paraná sobre a contabilidade de custos aplicada ao setor público. 2013. 26 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: O estímulo ao desempenho da Administração Pública orientada para a gestão gerencial, em busca de planejamento, controle e economicidade para uma melhor aplicação dos recursos vêm requerendo, cada vez mais, a mensuração dos custos despendidos no setor público. Neste contexto, a gestão de custos, tem se tornado instrumento indispensável no controle dos gastos públicos e nas tomadas de decisões. O objetivo desse trabalho é verificar a percepção dos servidores do setor de contabilidade acerca do processo de implantação do Sistema de Informação de Custos (SIC) na Prefeitura Municipal de Ji-Paraná- RO evidenciando a importância e as principais vantagens que este sistema proporcionará ao setor público, como instrumento gerencial para as tomadas de decisões. Quanto à metodologia abordou-se o método dedutivo, e para sua concretização foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados questionários, aplicados a 11 servidores da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná/RO. Dentre eles, auditora fiscal do município, responsáveis pelos serviços de contabilidade, economista e um contador da controladoria. Por meio da pesquisa aplicada observa-se que apesar dos respondentes não estarem atualizados com o assunto, pois 73% desconhecem o sistema de custos, e apenas 27% conhecem, tem-se a percepção da importância da gestão de custos e dos benefícios que trará para a Administração Pública.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação da profª. Ma. Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/223
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Patricia corrigido - 11 de maio de 2013.pdf586,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador