Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2269
Título: Análise Fatorial para identificar fatores que influenciam na demanda de análises de dados externos e internos nas empresas de Ji-Paraná/RO
Autor(es): Haverroth, Tuannhy Rozeira
Palavras-chave: Análise de dados
Pesquisa de Mercado
Inteligência de Mercado
Estatística nas empresas
Análise Fatorial Exploratória
Data do documento: 2017
Citação: Haverroth, Tuannhy Rozeira. Análise Fatorial para identificar fatores que influenciam na demanda de análises de dados externos e internos nas empresas de Ji-Paraná/RO. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística )– Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: O presente trabalho de investigação científica permitiu verificar se os empresários de Ji-Paraná/RO utilizam análises de dados internos e/ou externos em seus empreendimentos. E para os que responderam que não utilizam nenhuma análise de dados, identificou-se o porquê de não utilizarem as análises para se orientarem nas tomadas de decisões e amenizar risco, e assim descobrir se o empreendedorismo de Rondônia esta sendo embasado na utilização de análise de dados e se o mercado vem absorvendo os profissionais dessa área, principalmente os estatísticos. Considerando uma amostra de 196 empresários, foi adotada a técnica estatística multivariada de Análise Fatorial Exploratória para declarar os fatores, muito comum em estudos que se utilizam uma escala de avaliação de várias variáveis, pois possibilita reduzir em uma quantidade menor denominadas de fatores as variáveis avaliadas. A Análise Fatorial atribuída da rotação Varimax identificou os fatores que influenciam na adoção de conhecimentos estatísticos na gestão das empresas de Ji-Paraná, sendo eles: Benefícios, Dificuldades, Inovação e Organização.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ji- Paraná como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Estatística.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2269
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TUANNHY ROZEIRA HAVERROTH.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Tuannhy Rozeira Haverroth2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.