Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/227
Título: Estratégias socioambientais: gerenciamento de resíduos industriais em concessionaria de veículos do municipio de Cacoal - RO
Autor(es): Favalessa, Sulzeli Martins
Palavras-chave: Estratégias
Resíduos industriais
Gestão socioambiental
Meio ambiente
Data do documento: 2013
Citação: FAVALESSA, Sulzeli Martins . Estratégias socioambientais: gerenciamento de resíduos industriais em concessionaria de veículos do municipio de Cacoal - RO. 2013. 36 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: São diversos os impactos decorrentes da ação do homem e das empresas na natureza. Nas últimas décadas esse quadro de poluição tem mudado, pois as responsabilidades para com o meio ambiente têm tomado dimensão coletiva, impulsionando as empresas a se posicionarem em face de tais questões. Um dos fatores que contribuem para que as empresas alcancem essa imagem ambientalmente positiva está ligado à disposição final dos resíduos gerados em sua cadeia produtiva, pois em alguns tipos de empresas, esses resíduos podem ser altamente poluentes e prejudiciais ao meio ambiente. As empresas do setor automobilístico, por se tratarem de geradoras de resíduos estão sujeitas a legislação vigente quanto à destinação correta de resíduos, operando com mais responsabilidade ambiental. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo identificar em concessionária de veículos do município de Cacoal – RO, os resíduos gerados, sua destinação e as estratégias socioambientais de gerenciamento desses resíduos. A pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de campo, em entrevistas com questionários semi-estruturados, que ocorreram no período de novembro de 2012 a janeiro de 2013. Os resultados evidenciaram que o gerenciamento de resíduos sólidos é terceirizado para empresa localizada no município de Vilhena – RO e, os resíduos líquidos não são gerenciados, ou seja, a destinação é feita incorretamente pela concessionária, deixando evidente que ainda falta conhecimento por parte dos gestores quanto à destinação correta de resíduos e que a fiscalização dos órgãos competentes não é eficiente quanto deveria.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação da professora Ma. Andréia Duarte Aleixo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/228
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO VERSÃO CD.pdf779,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador