Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2271
Title: Casos de Dengue no Estado de Rondônia: uma Análise de Correspondência e de Agrupamentos
Authors: Silva, Maína de Almeida
Keywords: Dengue
Análise de Correspondência
Análise de Agrupamentos
Saúde Pública
Issue Date: 2018
Citation: Silva, Maína de Almeida. Casos de Dengue no Estado de Rondônia: uma Análise de Correspondência e de Agrupamentos. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)– Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2018.
Abstract: Este trabalho teve por objetivo analisar os casos de dengue no Estado de Rondônia, durante o período de 2001 a 2012, através da Análise de Correspondência e Análise de Agrupamentos. Os dados foram retirados do sistema DATASUS, porém foi averiguado que em alguns munícipios houve uma falta de informações referente a quantidade de casos de dengue no período respectivo. Sendo assim, foram utilizados número total de casos de dengue diagnosticados anualmente no período de 2001 a 2012 nos 52 municípios do Estado de Rondônia, totalizando 624 observações. Com essa base de dados foi realizada uma análise multivariada incluindo as técnicas de Análise de Correspondência e de Análise Agrupamentos. As mesmas têm por objetivo informar quais os municípios que obtiveram maior conglomeração da doença e seus respectivos anos de maior número de casos da doença. Concluiu-se que no período de 2001 a 2012, ocorreu um crescimento exponencial no número de casos de dengue no estado de Rondônia, sendo que nos anos de 2009 e 2010 foram os anos que apresentaram uma forte epidemia e os municípios que registraram mais casos de dengue foram Porto Velho, Vilhena, Cacoal. A análise de Correspondência juntamente com a análise de Agrupamentos foi de suma importância para averiguação do aumento de casos de dengue e para designação dos municípios que obtiveram surtos da doença.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Estatística.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2271
Appears in Collections:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAÍNA DE ALMEIDA SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Maína de Almeida Silva1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.