Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2275
Título: Análise de viabilidade de implantação de um sistema fotovoltaico como alternativa de geração de energia limpa na região centro sul de Rondônia
Autor(es): Jesus, Gildevan Silva de
Palavras-chave: Energia fotovoltaica
Investimento
Viabilidade econômica
Data do documento: 2018
Citação: JESUS, Gildevan Silva de. Análise de viabilidade de implantação de um sistema fotovoltaico como alternativa de geração de energia limpa na região centro sul de Rondônia. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: A energia fotovoltaica obtida por meio da irradiação solar, apesar de ainda ser pouco explorada no Brasil, possui um potencial de exploração que chega a 2,3 vezes maior que o consumo residencial do país. No estado de Rondônia mesmo com situações favoráveis, como a irradiação solar, ainda são poucos os sistemas instalados. A pesquisa teve por objetivo realizar um estudo sobre a viabilidade de implantação de um sistema fotovoltaico como fonte alternativa de geração de energia limpa, demonstrando as etapas para instalar esse sistema, identificando os custos e despesas desse investimento, bem como seu retorno. Trata se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada em um imóvel comercial localizado no município de Cacoal/RO, onde os dados foram obtidos no período de janeiro a março de 2018, por meio de documentos que foram fornecidos pela empresa responsável pela implantação, visitas in loco e roteiros de entrevistas semiestruturados aplicados ao engenheiro responsável técnico da empresa que instalou o sistema e ao proprietário do imóvel, além de dados obtidos junto a literaturas já publicadas sobre o assunto. Os resultados obtidos demonstram que o investimento apesar do elevado custo da instalação se torna viável, com um payback de 5 anos e um índice de lucratividade de 166% líquido em 25 anos, quando comparado com investimentos como a caderneta de poupança e a cafeicultura ele se torna mais vantajoso, pois, tem uma rentabilidade superior, já em relação à pecuária a rentabilidade do sistema fotovoltaico é inferior, conforme análise demonstrada pelo custo de oportunidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2275
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gildevam.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador