Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2277
Título: Responsabilidade civil do profissional contábil e sua aplicabilidade
Autor(es): Lima, Vanilva Lopes da Costa
Palavras-chave: Profissional contábil
Responsabilidade civil
Dano
Código Civil
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Vanilva Lopes da Costa. Responsabilidade civil do profissional contábil e sua aplicabilidade. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo geral analisar a aplicação do instituto da responsabilidade civil do profissional contábil no exercício de sua profissão de acordo com o Código Civil, que estabelece em seu Art. 927: “aquele que por ato ilícito (arts. 186 e 187) causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”. Sendo assim serão abordados os conceitos, as espécies e os elementos da responsabilidade civil, tendo o enfoque principal a responsabilização em âmbito civil do profissional contábil. Realizou-se este estudo por meio da pesquisa exploratória e descritiva. Para que a pesquisa fosse alcançada foi utilizado o método bibliográfico através de livros, artigos, revistas, monografias entre outros. Quanto à abordagem, caracteriza-se como qualitativa por meio do método dedutivo. Para a coleta de dados foi realizada pesquisa nos bancos de dados eletrônicos dos Tribunais de Justiça acerca das jurisprudências aplicadas nos casos de responsabilidade civil do profissional contábil. Foram analisadas decisões jurisprudenciais entre os anos de 2010 a 2016, onde os resultados demonstraram que a aplicação da responsabilidade civil ao profissional contábil em âmbito jurídico desdobrou-se na sua maioria em ações que visaram o ressarcimento material e moral dos seus clientes. No entanto somente um dos Tribunais estudados reconheceu o dano moral, porém concordam quando se trata de dano material, legitimando os clientes que sofreram sanções em decorrência dos atos destes profissionais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Simone Gonçalves de Oliveira Ulian
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2277
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Vanilva versão final formatado 2.pdf665,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador