Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2284
Título: Gastos com pessoal e custos com acidente de trabalho: estudo de caso realizado em uma empresa madeireira do município de Cacoal/RO
Autor(es): Costa, Naiara Valentino
Palavras-chave: Pessoal
Custos
Acidente de trabalho
Madeireira
Data do documento: 2018
Citação: COSTA, Naiara Valentino. Gastos com pessoal e custos com acidente de trabalho: estudo de caso realizado em uma empresa madeireira do município de Cacoal/RO. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) em Rondônia o setor florestal madeireiro possui grande relevância econômica e social, sendo responsável pela geração de grande número de empregos. Porém, embora sejam consideradas importantes para a economia, estas empresas convivem com alta prevalência de acidentes de trabalho. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo identificar quais os gastos com pessoal e custos provocados pelos acidentes de trabalho dentro de uma empresa do setor madeireiro. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, estudo de caso, utilizando da coleta de dados por meio de análise documental e entrevista com o proprietário da madeireira pesquisada, onde o período abordado foram os anos de 2010 a 2013. Como resultado foi identificado que o perfil predominante dos funcionários da empresa bem como dos trabalhadores acidentados, tratam-se de homens com baixo índice de escolaridade e em sua maioria de 21 a 30 anos de idade. Além disso, foi possível apurar o total dos gastos com pessoal e os custos relativos aos acidentes de trabalho ao longo dos 4 anos pesquisados, observando que estes custos com acidente de trabalho representaram 8,63% do total gasto com pessoal, e que o montante gasto com pessoal representou 19,96 % do valor do faturamento da empresa, um percentual acima do identificado em industrias do mesmo segmento a nível nacional, o que reforça a importância da empresa estar atenta ao controle e gestão dos custos, como forma de minimizar o impacto desses valores sobre sua rentabilidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Cleberson Eller Loose
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2284
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Naiara Valentino.pdf608,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador