Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2285
Título: A propriedade privada e o regime de terras no Brasil: apontamentos sobre as formas jurídicas de apropriação
Autor(es): Lamburgini, Welington José
Palavras-chave: Propriedade privada
Colonização
Latifúndio
Posses
Fundiária
Data do documento: 2018
Citação: LAMBURGINI, Welington José. A propriedade privada e o regime de terras no Brasil: apontamentos sobre as formas jurídicas de apropriação. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O presente trabalho trata de estudo bibliográfico, instrumentalizado pelo método dedutivo e dialético para análise do fenômeno da formação da propriedade privada, sua concepção na antiguidade clássica de Roma e Grécia, a forma como se instalou e evoluiu no Brasil colônia e o processo de colonização dirigida no Estado de Rondônia. O estudo enfoca a compreensão do efeito causado pela formação da propriedade privada da terra como marco determinante da relação da sociedade de classes, assim como sua percepção na visão da doutrina civilista e constitucionalista. Analisa a transposição do instituto jurídico lusitano da sesmaria para a colônia e seus efeitos adversos, resultando na constituição do latifúndio, assim como o efeito da posse na transferência das terras públicas para o patrimônio privado através de processos de regularização fundiária que consolidaram a configuração concentrada da terra. Neste processo, a colonização dirigida como política estatal na Amazônia, diferindo os colonização de reforma agrária, como determinantes de conflitos agrários como expressão da reprodução recente da colonialidade excludente no campo. A regularização fundiária de enfoque patrimonialista em áreas públicas concedidas e inadimplentes se caracteriza como medida de convalidação de práticas de grilagem de terras e aumento da violência no campo, razão pela qual se justifica a manutenção das ações judiciais de retomada ao patrimônio público das mesmas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Neiva Cristina de Araújo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2285
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELINGTON JOSÉ LAMBURGINI.pdf455,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador