Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/229
Título: Ações estratégicas e de inovação orientadas para o desenvolvimento sustentável: um estudo em empresas do município de Cacoal/RO
Autor(es): Diniz, Viviane Calauro
Palavras-chave: Estratégias
Inovação
Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 2013
Citação: DINIZ, Viviane Calauro. Ações estratégicas e de inovação orientadas para o desenvolvimento sustentável: um estudo em empresas do município de Cacoal/RO. 2013. 52 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: As empresas não podem mais ficar alheias aos problemas de cunho social e ambiental. Desta forma, a postura empresarial orientada para o desenvolvimento sustentável passou a incluir em suas ações estratégicas e de inovação o monitoramento dos impactos das atividades produtivas e os novos conceitos e valores da sociedade. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar em empresas do município de Cacoal/RO, as ações estratégicas e de inovação que contribuem com os princípios do desenvolvimento sustentável, nas dimensões econômica, social e ambiental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como método a pesquisa de campo, classificada como exploratória e descritiva. A pesquisa foi realizada em três empresas do município de Cacoal/RO, sendo, uma indústria de charque bovino – fábrica de produtos da carne, um frigorífico – abate de bovinos, e um curtume - fábrica de produtos do couro. A coleta de dados ocorreu no mês de abril de 2013, por meio de entrevistas com aplicação de questionários semi-estruturados e visitas in loco. As entrevistas foram realizadas com os gestores e funcionários das empresas. Os resultados indicaram que as empresas estão desenvolvendo ações estratégicas e de inovação para se adequarem ao mercado competitivo, operam em conformidade legal, fazem uso de tecnologias limpas, tratando e destinando seus resíduos de forma correta, economizam água energia elétrica, dispõem produtos para reciclagem, preocupam-se com a qualidade de vida e saúde de seus funcionários, além de realizar doações para entidades filantrópicas, contribuindo, dessa forma, com os princípios do desenvolvimento sustentável, nas dimensões econômica, social e ambiental
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação da Prof.ª Ma. Andréia Duarte Aleixo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/229
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador