Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorFerreira, Jocilei Pantoja-
dc.date.accessioned2018-10-22T20:11:13Z-
dc.date.available2018-10-22T20:11:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFERREIRA, J. P. O fracasso escolar em escolas públicas municipais de Ariquemes-RO: uma análise foucaultiana. 2017, 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2312-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) M.e. Maria Auxiliadora Máximo.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo monográfico tem como objetivo discutir o fracasso escolar e suas causas em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Ariquemes-RO, apresentando como suporte teórico diversas produções científicas, que abordam este assunto. Dentre elas: Collares e Moysés (1992), Hoffman (2001), Mezomo (1999), Noronha (2014), Patto (1990), Soares (1999) e sobretudo Foucault e seus colaboradores. A ferramenta metodológica utilizada como instrumento investigativo foi a arqueogenealogia foucaultiana, e a pesquisa de campo foi realizada em três escolas da rede pública municipal de Ariquemes-RO e alcançou aproximadamente 150 alunos e 8 professores. Nesse período houve observações, entrevistas gravadas e a participação do pesquisador no cotidiano escolar do público alvo. O fracasso escolar é considerado um fenômeno antigo e as suas causas, conforme o estado da arte são as mais variadas. Entender na prática como esse fenômeno se desenvolve e o que os profissionais da Educação definem como sendo fracasso escolar é essencial, pois o surgimento durante a investigação de novos conceitos poderá contribuir com o combate e consequentemente a redução desse fenômeno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2017-12-28T15:03:36Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA, P. J..pdf: 843962 bytes, checksum: c3e04ce0bd25a03dc3280a6974e17c6b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2018-10-22T20:10:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA, P. J..pdf: 843962 bytes, checksum: c3e04ce0bd25a03dc3280a6974e17c6b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-22T20:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA, P. J..pdf: 843962 bytes, checksum: c3e04ce0bd25a03dc3280a6974e17c6b (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArqueogenealogiapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectFoucaultpt_BR
dc.titleO fracasso escolar em escolas públicas municipais de Ariquemes-RO: uma análise foucaultianapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, P. J..pdfArtigo principal824,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.