Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2319
Título: O impacto do custo referente à formação do capital intelectual na lucratividade da empresa e a utilização do controle de qualidade como ferramenta de gestão: estudo de caso na transportadora de combustível beta, no Conesul de Rondônia/Amazônia
Autor(es): Cruz, Jaqueline Lima da
Palavras-chave: Capital Intelectual
Retenção - Capital
Custos/despesas
Lucratividade - Capital
Data do documento: 2018
Citação: CRUZ, J. L. O impacto do custo referente à formação do capital intelectual na lucratividade da empresa e a utilização do controle de qualidade como ferramenta de gestão: estudo de caso na transportadora de combustível beta, no Conesul de Rondônia/Amazônia. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis (DECC), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vilhena, 2018.
Resumo: A pesquisa desenvolvida teve como metodologia o estudo de caso pela facilidade de acesso às informações e por se tratar de pesquisa em ramo de atividade específico. Teve como abordagem a analise qualitativa e forma de descritiva para apresentação dos resultados da pesquisa. A temática tratada foi a manutenção/retenção do capital intelectual dos motoristas (conhecimento) no desempenho de suas atividades laborais que é complexa e regida pela Lei n° lei 13.103 de 02 de março de 2015, dispõe sobre o exercício da profissão de motorista. A problemática versou sobre demonstrar os impactos do custo com os motoristas no resultado financeiro contábil da empresa nos anos de 2016 e 2015, onde foi destacamos os maiores grupos de custos/despesas relacionados com os motoristas. Registrar capital intelectual é uma tarefa difícil e que é quantificada através de trabalhos técnicos contratos de profissionais especializados para esta área e a empresa estudada não possuem este valor registrado no grupo de Intangível, porém ficou nítido o quanto os valores diretos com a mão de obra e seus custos diversos afetam o resultado financeiro/contábil da empresa. Como conclusão destacamos que a empresa é estrutura e mantem preocupação na retenção de sua equipe de trabalho, inclusive estendo benefícios como plano de saúde, despesas com refeições, valor de diárias para viagens a valor de mercado, além do bom tratamento de sua equipe como seres humanos e reconhecimento como tal, fruto da gestão do capital intelectual. Além disso, tudo é registrado formalmente em manuais específicos para cada rotina e função a ser realizada, oque de certa forma retém o conhecimento mesmo que este seja intrínseco em cada ser humano. Recomenda-se novos estudos nesta área como doenças ergonômicas devido a muito tempo sentado entre outras elencadas no final da conclusão.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Vilhena, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Sidiney Rodrigues.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2319
Aparece nas coleções:DACCONT/VHA. Bacharelado em Ciências Contábeis (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UNIR -Trabalho de conclusão de curso 2018(1).pdfArtigo424,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.