Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2331
Title: | O desenvolvimento psicomotor das crianças e as contribuições no processo de aprendizagem |
Authors: | Strieski, Beatriz Caroline |
Keywords: | Criança Psicomotricidade Aprendizagem |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | STRIESK, B. C. O desenvolvimento psicomotor das crianças e as contribuições no processo de aprendizagem. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018. |
Abstract: | A psicomotricidade é importante para o desenvolvimento das crianças em idade escolar da Educação Infantil e é necessária na prática pedagógica do professor? Estes questionamentos foram fomentadores desta pesquisa que tem como objetivo geral: analisar a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento das crianças em fase de escolarização da Educação Infantil. O processo de ensino e aprendizagem nesta etapa de escolarização exige práticas docentes que incorporem os jogos, as brincadeiras e os brinquedos, pois o lúdico é um dos princípios da prática educativa para as idade de 6 meses a 5 anos de idade. Assim, nossos estudos se desdobraram em objetivos específicos, a saber: compreender os conceitos de criança, infância e psicomotricidade e suas evoluções em diferentes contextos históricos; conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor das crianças em fase de Educação Infantil; reconhecer a importância dos jogos e brincadeiras psicomotoras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. A metodologia utilizada foi a bibliográfica qualitativa descritiva tendo como referencial teórico principal Le Bouch (1986), Kishimoto (1994) e Piaget (1996). Resultou dessa pesquisa a confirmação de que com os trabalhos psicomotores a coordenação motora, o equilíbrio, lateralidade e a organização espaço-temporal proporcionam uma condição necessária da criança para alcançar um melhor desenvolvimento cognitivo e a interação com o mundo social, formando habilidades e capacidades psicomotoras que permitem o desenvolvimento da autonomia, aspecto central nas propostas escolares da educação infantil. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Cláudia Justus Tôrres Pereira. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2331 |
Appears in Collections: | DACED/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
edited_BEATRIZ TCC.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 534,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.