Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2333
Título: Brincadeiras na educação infantil: contribuições do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças
Autor(es): Maraschin, Daiana Ferreira Cieslik
Palavras-chave: Educação Infantil
Educador
Brincadeiras
Data do documento: 2018
Citação: MARASCHIN, D. F. C. Brincadeiras na educação infantil: contribuições do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o papel que o lúdico exerce no desenvolvimento e a aprendizagem das crianças durante a fase da Educação Infantil. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a qualitativa, de cunho bibliográfica em que teve como referenciais teóricos para fomentar o estudo: Oliveira (2007), Bassedas, Huguet e Solé (1999), Vygotsky (2007), Brasil (1998, 2010, 2016). A Educação Infantil que se conhece atualmente sofreu grandes mudanças, pois antigamente as instituições voltadas à educação de crianças de 0 a 5 anos tinham caráter de cunho assistencialistas na qual ignorava-se o educar. Nos dias de hoje valoriza-se o cuidar e o educar tendo principalmente recursos lúdicos como jogos, brincadeiras e brinquedos para promover diversos conhecimentos. Por meio das brincadeiras a criança vivencia diferentes experiências que são capazes de desenvolver aspectos físicos, cognitivos, sociais, psicológicos, afetivos e emocionais. As trocas de experiências que a criança realiza durantes ações lúdicas podem desenvolver a descoberta da própria identidade, da autonomia, como também da compreensão do meio social em que habita quando realiza imitações, brinca de faz-de-conta e quando experimenta e realiza seus desejos. Durante esta fase imprescindível para as crianças, o professor deverá ser crítico, mediador e inovador da prática pedagógica, sempre buscando melhorias significativas para ofertar uma educação de qualidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Cláudia Justus Tôrres Pereira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2333
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_Brincadeiras na Educação Infantil contribuições do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.pdfTrabalho de Conclusão de Curso304,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.