Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2336
Título: | Atuação do psicopedagogo no âmbito educacional como medida de enfrentamento do fracasso escolar |
Autor(es): | Borges, Rosângela Boherer Da Silva |
Palavras-chave: | Psicopedagogo Escola Fracasso Escolar |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | BORGES, R. B. da S. Atuação do psicopedagogo no âmbito educacional como medida de enfrentamento do fracasso escolar. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018. |
Resumo: | O estudo tem como tema atuação do Psicopedagogo no âmbito educacional como medida de enfrentamento do Fracasso Escolar. Partimos dos seguintes questionamentos: Qual função que o Psicopedagogo desempenha na escola? Para tanto, obtivemos conhecer e compreender a atuação do profissional mencionado no contexto escolar. Guiamos-nos pelos objetivos específicos: investigar o surgimento da Psicopedagogia como profissão e compreender sua atuação no ambiente escolar; investigar aspectos da formação do profissional psicopedagogo e sua função na escola; compreender a atuação do Psicopedagogo e a sua relação com a escola/professores em uma escola da rede estadual de Vilhena, RO. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como método de coletas de dados a aplicação de entrevista com roteiro semiestruturado. Foi realizada entrevista com uma Psicopedagoga que atua na escola da Rede Estadual de Ensino de Vilhena. Os resultados apontaram que embora a profissão não seja regulamentada e reconhecida, este profissional atua na escola mediante ao título de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Não há, de acordo com a entrevistada, o apoio do poder público para a realização do trabalho do psicopedagogo. A partir da pesquisa de campo entendemos que a Psicopedagogia enquanto área de atuação tem servido para estigmatizar e excluir a vítima na medida em que mantém e sustenta práticas medicalizantes como diagnóstico e encaminhamento à profissionais alheios ao cotidiano escolar e as nuances pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Me. Kelly Jessie Queiroz Penafiel. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2336 |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
edited_TCC_Final_Rosangela.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 489,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.