Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2338
Title: Desenvolvimento moral: conhecendo as concepções dos acadêmicos do curso de Pedagogia sobre a formação de valores
Authors: Cechinel, Maristela Assumpção
Keywords: Desenvolvimento Moral
Moral e Ética
Formação de Valores
Pedagogia
Issue Date: 2018
Citation: CECHINEL, M. A. Desenvolvimento moral: conhecendo as concepções dos acadêmicos do curso de Pedagogia sobre a formação de valores. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Abstract: A presente pesquisa abordou a temática do desenvolvimento moral a partir do referencial piagetiano com vistas a compreender como os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia/campus de Vilhena percebem a discussão sobre valores morais na universidade. Participaram da pesquisa acadêmicos matriculados no 2º período matutino e no 8° período noturno. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de campo, do tipo descritivo, com método dedutivo. Baseia-se em um estudo sobre desenvolvimento moral e as contribuições da universidade para a preparação profissional do futuro pedagogo no que diz respeito à questões morais e éticas. Nesse sentido, foi feita uma revisão literária sobre as definições de moral, valores e ética com suas implicações na formação de cidadãos. Mediante as respostas obtidas com questionários semiestruturado aplicado com os acadêmicos do curso de pedagogia, os resultados obtidos apontam que os estudos realizados na área da moralidade sugerem os seguintes aspectos: a) a maioria versou sobre a mensuração do nível de desenvolvimento moral segundo o par heteronomia/autonomia formulado por Piaget e os níveis do referido desenvolvimento; b) os acadêmicos buscaram relacionar os conceitos de moral e ética como sinônimo, apresentando respostas confusas para os dois conceitos; c) no campo do estudo das virtudes, basicamente, os participantes do estudo elege como prioritários os valores do espaço privado (dever ser) em detrimento dos valores do espaço público relacionados à dimensão do dever agir; d) a escola é reconhecida como instituição do espaço público privilegiada para a formação do sujeito moral e e) os cursos de formação inicial de professores precisam considerar essas questões relativas ao desenvolvimento Moral e a formação/aquisição de valores. Tais discussões poderão representar mudanças nas práticas educacionais que formem profissionais mais preparados para discutir as relações humanas e o convívio em sociedade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2338
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Maristela.pdfTrabalho de Conclusão de Curso538,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.