Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/234
Title: Planejamento mestre de produção: um estudo de caso na empresa "Y" indústria frigorífica do município de Cacoal - RO
Authors: Gurgel, Fernando Roque
Keywords: Produção
Planejamento
Issue Date: 5-Dec-2011
Citation: GURGEL, Fernando Roque. Planejamento mestre de produção: um estudo de caso na empresa "Y" indústria frigorífica do município de Cacoal - RO. 2011. 27 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Abstract: Diante do acirramento da competitividade no setor de agronegócio e commodities, as empresas buscam constantemente a competitividade e a produtividade. Entende-se ser de suma importância um planejamento de produção eficiente para obter competitividade e produtividade. Desta forma o presente estudo teve foco no processo de planejamento de produção, com o objetivo de demonstrar como se da a lógica de elaboração do Planejamento Mestre de Produção em uma indústria frigorífica do município de Cacoal – RO e seus objetivos específicos foram as variáveis envolvidas neste processo de planejamento e as ferramentas utilizadas neste processo de planejamento, tais como: planilha Mix de Produção e planilha de Planejamento Mestre de Produção que tem por objetivo fazer simulações estratégicas de produções e visualizar o possível resultado econômico-financeiro com as estratégias simuladas respectivamente. A metodologia utilizada foi o método dedutivo, em que se partiu de uma situação global no cenário do agronegócio para partes especificas concernentes ao Planejamento Mestre de Produção, sendo esta pesquisa realizada através de entrevista padronizada com um profissional da área de Planejamento Mestre de Produção da empresa objeto de estudo com formação em engenharia de produção e seis anos de experiência. O estudo mostra que este processo de planejamento elaborado da forma como apresentado se mostra interessante em função de que as ferramentas utilizadas apresentam vantagens em função de sua simplicidade e agilidade em prover informações para tomada de decisões gerenciais, bem como o baixo custo de utilização das mesmas se comparado aos investimentos em sistemas de otimização.
Description: Artigo de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. Me. Adriano Tumelero.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/234
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLANEJAMENTO MESTRE DE PRODUÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA.pdf606,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.