Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2342
Título: Contabilidade ambiental: o grau de conhecimento dos contadores do Cone Sul do estado de Rondônia
Autor(es): Nobre, Tamara Gonçalves
Palavras-chave: Contabilidade Ambiental
Meio Ambiente
Sustentabilidade
Data do documento: 2018
Citação: NOBRE, T. G. Contabilidade ambiental: o grau de conhecimento dos contadores do Cone Sul do estado de Rondônia. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: Os contadores têm um vasto campo de atuação e assumem um papel de referência junto às empresas, para que as mesmas se mantenham organizadas burocraticamente e atuem na legalidade. Assim, diante da latente necessidade de conscientização frente às questões ambientais, o profissional da contabilidade pode desempenhar também o papel de verificar se as atividades desenvolvidas pelas organizações onde atuam são propulsoras de danos ao meio ambiente, quando possível extirpar o prejuízo ocasionado e, ou quando necessário apontar as ações que minimizem a degradação. Desta forma, a pesquisa que embasou este artigo foi realizada junto aos escritórios de contabilidade dos municípios que compõem o cone sul do estado de Rondônia, Cerejeiras, Colorado do Oeste e Vilhena, para que fosse identificado o grau de conhecimento dos contadores que atuam nos referidos escritórios acerca da contabilidade ambiental. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, os procedimentos constituíram-se em estudo bibliográfico e levantamento de informações, realizados junto aos contadores dos referidos escritórios de contabilidade. A abordagem do problema foi qualitativa. Como resultado, verifica-se que os contadores afirmaram não realizar nenhuma ação na área da contabilidade ambiental. Um dos escritórios pesquisados afirmou reconhecer a relevância deste trabalho, mas que ainda não foram oportunizados a atuarem na área da contabilidade ambiental. Houve também aqueles que disseram não ser este o papel de um contador. Vale ressaltar que contadores que atuam em propriedades particulares como, por exemplo,em fazendas realizam atividades de compensação ambiental. No entanto, este campo de pesquisa aqui caracteriza uma sugestão de pesquisa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Vilhena, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Ms. Elder Gomes Ramos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2342
Aparece nas coleções:DACCONT/VHA. Bacharelado em Ciências Contábeis (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_TCC Tamara Nobre.pdfArtigo591,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.