Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2344
Título: Crianças e adolescentes em situação de risco no município de Vilhena (RO): a rua e sua invisibilidade
Autor(es): Dias, Gelma Rosa
Palavras-chave: Crianças
Adolescentes
Proteção
Situação de risco
Data do documento: 2018
Citação: DIAS, G. R. Crianças e adolescentes em situação de risco no município de Vilhena (RO): a rua e sua invisibilidade. 2018, 37 f. Monografia (Licenciatura Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa vinculada ao projeto “Crianças e adolescentes em situação risco pessoal e social no município de Vilhena: cotidiano, trajetórias e políticas públicas” e foi desenvolvido com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) / Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Teve como objetivo mapear os espaços de concentração de crianças e adolescentes em situação de risco no município de Vilhena (RO). Nesta trilha, a presente pesquisa, teve por justificativa colaborar com a discussão e reflexão sobre as situações de risco como ocorrências danosas no plano físico, moral e social, das crianças e adolescentes do município de Vilhena. Nesse contexto podemos compreender as situações de risco pessoal e social como a possibilidade de ocorrências danosas no plano físico, mental ou social àqueles sujeitos, que, vivendo as condições próprias da imaturidade, necessitam de medidas de proteção e defesa especiais, garantidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (BRASIL, 2016). A primeira etapa da pesquisa tratou do aprofundamento teórico, tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente e o estudo de autores que tratam da temática central e de temas correlatos. A segunda etapa tratou da pesquisa de campo onde foram mapeados os pontos de maior concentração de crianças e adolescente em situação de risco no município de Vilhena. Os resultados obtidos junto ao Conselho Tutelar e Centro de Atendimento à Mulher (CAM), mostraram um significante número de crianças e adolescentes, em situação de risco, vítimas de violência física, abuso sexual e também ocupando as ruas para desenvolverem atividades de trabalho e mendicância e diversos problemas enfrentados pelas instituições para atender às demandas apresentadas por esse público.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2344
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_TCC GELMA IMPRIMIR ok.pdfTrabalho de Conclusão de Curso691,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.