Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2346
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Jaklina Yanes De | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-30T15:04:30Z | - |
dc.date.available | 2018-10-30T15:04:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, J. Y. de. Formação docente: da formação inicial a prática pedagógica. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2346 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Cláudia Justus Tôrres Pereira. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação de professores, tanto a inicial quanto a continuada vem ocupando um lugar de destaque nas pesquisas acadêmicas desde o final da década de 1980, em especial, as dedicadas a estudar sobre os saberes docentes, pois constitui um campo riquíssimo de investigação que através de diferentes abordagens, vem contribuindo de modo significativo para o conhecimento sobre os saberes experienciais ou práticas construídas pelos profissionais da Educação por meio de suas experiências coletivas e individuais, que se dá num processo contínuo ao longo de toda a sua vida. Assim, o presente trabalho teve como objetivo compreender como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental adquirem os saberes docentes necessários ao bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos desta fase de escolarização. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, tendo como base do referencial teórico: Tardif (2004), Shön (1997) Pimenta (2005), Nóvoa (2007) e Libâneo (2015). Ao longo do trabalho concluiu-se que a formação docente vem conquistando seu espaço, alavancada pela valorização dos saberes docentes, pois quando o educador une conhecimento teórico à sua prática, considerando a diversidade que compõem sua sala de aula, a aprendizagem é mais significativa e a atuação do educador mais eficiente. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Formação docente: da formação inicial a prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Appears in Collections: | DACIE/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - JAKLINA YANES DE SOUZA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 917,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.