Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2353
Título: A aplicabilidade das ferramentas de gestão estratégica a partir do estudo em um laticínio da zona da mata rondoniense
Autor(es): Farias, Talita Kelly
Palavras-chave: Matriz SWOT
Matriz BCG
Laticínios
Data do documento: 2017
Citação: FARIAS, Talita Kelly. A aplicabilidade das ferramentas de gestão estratégica a partir do estudo em um laticínio da zona da mata rondoniense. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: O estudo procurou descrever a aplicabilidade das ferramentas de gestão estratégica como a matriz SWOT e a matriz BCG, assim como, propor modelos para um laticínio do estado de Rondônia. Para atingir tal objetivo, inicialmente ocorreu um levantamento bibliográfico sobre a Gestão Estratégica, planejamento estratégico e conceitos sobre as ferramentas estratégicas. Para a realização da coleta de dados aplicou-se a abordagem de estudo de caso, bem como, entrevista semiestruturada e questionários com perguntas fechadas relacionados às ferramentas da Gestão Estratégica. Em um momento inicial, ocorreu a coleta de informações para uma apresentação da empresa e em seguida, uma investigação a respeito da Gestão Estratégica constatou que a organização não utiliza um planejamento estratégico estruturado, bem como, desconhecia as ferramentas SWOT e BCG. A partir disto, a pesquisadora aplicou questionários a respeito das ferramentas com intenção de buscar dados para a construção das mesma e posterior análise. Os resultados demonstraram que a empresa não possui uma postura estratégica previamente planejada, tomando suas decisões de forma reativa ao ambiente em que está inserida. A partir da análise SWOT pôde-se concluir que a empresa deve traçar algumas metas para melhorar seu desempenho enquanto organização, a fim de obter posicionamento no mercado, ressaltando seus pontos positivos e minimizando ou excluindo seus pontos negativos. O cruzamento das variáveis da matriz permitiu melhor visualização do cenário onde o laticínio está inserido, o mesmo deve mover suas forças a fim de sanar fraquezas principalmente com relação ao baixo volume de leite ofertado e procurar utilizar mais das oportunidades de mercado com relação aos produtos requeijão e manteiga. Por fim, a partir da análise da BCG, tem-se que ações acerca do portfólio da empresa podem ser tomadas, a fim de melhorar a classificação dos produtos comercializados, já que foram apontados os itens interrogação e abacaxi que necessitam de atenção especial para proporcionar melhores resultados. É em meio a estas visualizações que as ferramentas tem grande relevância para as empresas, que a partir das análises utilizam destas informações para melhorar seu desempenho de mercado e consequentemente seus resultados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientadora: Prof.ª. M.ª Graziela Luiz Franco Martinez.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2353
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador