Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2360
Título: Avaliação da percepção dos riscos ocupacionais: um estudo de caso em clínicas de unidade hospitalar em Cacoal – RO
Autor(es): Cardoso, Dionatan Anderson Santos
Palavras-chave: Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA)
Segurança do trabalho
Unidade hospitalar
Data do documento: 2018
Citação: CARDOSO, Dionatan Anderson Santos. Avaliação da percepção dos riscos ocupacionais: um estudo de caso em clínicas de unidade hospitalar em Cacoal – RO. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O ambiente hospitalar é um local onde existem vários tipos de riscos ocupacionais, tais como riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes e ergonômicos. A preocupação com os profissionais desta área surgiu na década de 70, focando na saúde ocupacional destes profissionais. O objetivo desta obra foi analisar a percepção dos riscos ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos e suas possíveis implicações em uma unidade hospitalar. O método de obtenção das informações foi a aplicação de questionário elaborado, por meio de questões discursivas, e diálogo com o gestor da área de segurança no trabalho da instituição, assim detalhando possíveis dúvidas que pudessem ser encontradas no momento das visitas. De acordo com as informações obtidas por meio dos questionários, o perfil geral dos entrevistados são mulheres com a formação de nível médio, sendo técnicas em enfermagem com idade entre 30 e 40 anos, com experiencia média de 14 anos na área da saúde. A unidade não possui nenhum programa de segurança no trabalho e nenhum Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA). Após a análise das informações obtidas na pesquisa em questão e comparação com a literatura pertinente na área percebe-se, a princípio, a necessidade da elaboração de um PPRA, com a composição de uma CIPA para realizar o mapeamento de toda a unidade hospitalar. Portanto, os dados coletados na elaboração desta pesquisa têm um grande potencial para dar início ao mapeamento da unidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Orientador: Prof. M.e André Grecco Carvalho Coorientador: Prof. Esp. Alessandro Aguilera Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2360
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador