Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2364
Título: As inovações tecnológicas dos sistemas de geração fotovoltaica com a abordagem da análise sistemática
Autor(es): Carvalho Neto, José Hermínio de
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Geração fotovoltaica
Análise sistemática
Data do documento: 2018
Citação: CARVALHO NETO, José Hermínio de. As inovações tecnológicas dos sistemas de geração fotovoltaica com a abordagem da análise sistemática. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: Embora o Brasil apresente elevados níveis de irradiação solar, somente na presente década começou a adotar políticas assertivas e instrumentos regulatórios que estimulam a disseminação da produção fotovoltaica (FV). O sucesso da difusão da energia fotovoltaica está sustentado na confiabilidade de seus sistemas que resulta da análise eficaz capaz de permitir a escolha apropriada de suas tecnologias de geração, sendo estas dependentes dos fatores físicos climáticos do ambiente, entretanto as informações disponíveis para suporte às estimativas das performances e produções dessas tecnologias ainda são escassas. Dessa forma, este trabalho objetiva estudar as inovações tecnológicas dos sistemas de geração fotovoltaica e identificar quais são as inovações tecnológicas nos sistemas de geração fotovoltaica. A partir deste levantamento teórico disponibiliza uma analise sobre os sistemas fotovoltaicos de geração isolados e ligados a rede. A abordagem utilizada foi de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando-se uma revisão sistêmica de literatura, sendo compreendida por dois momentos: modo sistemático e modo analítico. Constatou-se o crescimento do mercado mundial fotovoltaico, sendo China, EUA e Japão as três maiores potências. O Brasil destaca-se por sua posição geográfica o que favorece a incidência uniforme de irradiação solar e, portanto, apresenta grande potencial para utilização da energia fotovoltaica. Ainda apresentou-se diversas tecnologias de captação da irradiação solar para a geração de energia fotovoltaica.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção Orientador: Prof. Dr. André Jun Miki
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2364
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador