Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2371
Title: Educação ambiental: análise nos anos iniciais do ensino fundamental em Ariquemes-Ro
Authors: 
Barbosa, Olemir Pereira
Keywords: Educação Ambiental
Práticas pedagógicas
Issue Date: 12-Jul-2018
Citation: BARBOSA, Olemir Pereira. Educação ambiental: análise nos anos iniciais do ensino fundamental em Ariquemes-Ro. 2018, 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2018.
Abstract: Sobre a situação ambiental no mundo, em particular no Brasil, faz-se necessário efetivar a Educação Ambiental no ensino escolar, por se tratar de um tema essencial para o crescimento do aluno como cidadão, afim de que o mesmo se agregue a sociedade por meio de uma educação responsável, sabendo administrar os recursos naturais de maneira sustentável. Nesta presunção, o objetivo da pesquisa teve como intuito verificar a forma que está sendo ministrada a disciplina de Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Público Fundamental de Ariquemes. A pesquisa teve como norte as políticas educacionais do governo em suas resoluções que abordam o tema meio ambiente em todos os anos de ensino, inseridas nos seus currículos, de forma transversal e interdisciplinar. As definições apresentadas nessas políticas educacionais seguem as diretrizes oriundas dos encontros internacionais sobre o tema Educação Ambiental. A problemática da pesquisa se baseou em responder como as instituições de ensino público de Ariquemes abordam o tema Educação Ambiental em sua prática pedagógica. E como metodologia, utilizou-se da aplicação de questionários (abertos e fechados) em duas escolas municipais, sendo que uma delas de educação integral. As análises quantitativas e qualitativas direcionaram-se para os professores dos anos iniciais de cada escola e seus respectivos coordenadores. Os resultados apontaram que das duas escolas, uma delas não apresentou projetos relacionados a educação ambiental, que em ambas escolas não possui a disciplina de Educação Ambiental e que parte dos professores não planejam e nem abordam os temas transversais em suas disciplinas.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Me. Hugo Athanásios Fotopoulos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2371
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Barbosa, Olemir Pereira.pdfArtigo principal841,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.