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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorBarbosa, Olemir Pereira-
dc.date.accessioned2019-02-20T13:45:03Z-
dc.date.available2019-02-20T13:45:03Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.citationBARBOSA, Olemir Pereira. Educação ambiental: análise nos anos iniciais do ensino fundamental em Ariquemes-Ro. 2018, 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2371-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Me. Hugo Athanásios Fotopoulos.pt_BR
dc.description.abstractSobre a situação ambiental no mundo, em particular no Brasil, faz-se necessário efetivar a Educação Ambiental no ensino escolar, por se tratar de um tema essencial para o crescimento do aluno como cidadão, afim de que o mesmo se agregue a sociedade por meio de uma educação responsável, sabendo administrar os recursos naturais de maneira sustentável. Nesta presunção, o objetivo da pesquisa teve como intuito verificar a forma que está sendo ministrada a disciplina de Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Público Fundamental de Ariquemes. A pesquisa teve como norte as políticas educacionais do governo em suas resoluções que abordam o tema meio ambiente em todos os anos de ensino, inseridas nos seus currículos, de forma transversal e interdisciplinar. As definições apresentadas nessas políticas educacionais seguem as diretrizes oriundas dos encontros internacionais sobre o tema Educação Ambiental. A problemática da pesquisa se baseou em responder como as instituições de ensino público de Ariquemes abordam o tema Educação Ambiental em sua prática pedagógica. E como metodologia, utilizou-se da aplicação de questionários (abertos e fechados) em duas escolas municipais, sendo que uma delas de educação integral. As análises quantitativas e qualitativas direcionaram-se para os professores dos anos iniciais de cada escola e seus respectivos coordenadores. Os resultados apontaram que das duas escolas, uma delas não apresentou projetos relacionados a educação ambiental, que em ambas escolas não possui a disciplina de Educação Ambiental e que parte dos professores não planejam e nem abordam os temas transversais em suas disciplinas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2019-02-18T22:37:36Z No. of bitstreams: 1 Barbosa, Olemir Pereira.pdf: 861810 bytes, checksum: a682624b2dea8069670e416ae6d70e4c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2019-02-20T13:43:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Barbosa, Olemir Pereira.pdf: 861810 bytes, checksum: a682624b2dea8069670e416ae6d70e4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-20T13:45:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barbosa, Olemir Pereira.pdf: 861810 bytes, checksum: a682624b2dea8069670e416ae6d70e4c (MD5) Previous issue date: 2018-07-12en
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleEducação ambiental: análise nos anos iniciais do ensino fundamental em Ariquemes-Ropt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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