Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2371
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Barbosa, Olemir Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-20T13:45:03Z | - |
dc.date.available | 2019-02-20T13:45:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-12 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Olemir Pereira. Educação ambiental: análise nos anos iniciais do ensino fundamental em Ariquemes-Ro. 2018, 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2371 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Me. Hugo Athanásios Fotopoulos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sobre a situação ambiental no mundo, em particular no Brasil, faz-se necessário efetivar a Educação Ambiental no ensino escolar, por se tratar de um tema essencial para o crescimento do aluno como cidadão, afim de que o mesmo se agregue a sociedade por meio de uma educação responsável, sabendo administrar os recursos naturais de maneira sustentável. Nesta presunção, o objetivo da pesquisa teve como intuito verificar a forma que está sendo ministrada a disciplina de Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Público Fundamental de Ariquemes. A pesquisa teve como norte as políticas educacionais do governo em suas resoluções que abordam o tema meio ambiente em todos os anos de ensino, inseridas nos seus currículos, de forma transversal e interdisciplinar. As definições apresentadas nessas políticas educacionais seguem as diretrizes oriundas dos encontros internacionais sobre o tema Educação Ambiental. A problemática da pesquisa se baseou em responder como as instituições de ensino público de Ariquemes abordam o tema Educação Ambiental em sua prática pedagógica. E como metodologia, utilizou-se da aplicação de questionários (abertos e fechados) em duas escolas municipais, sendo que uma delas de educação integral. As análises quantitativas e qualitativas direcionaram-se para os professores dos anos iniciais de cada escola e seus respectivos coordenadores. Os resultados apontaram que das duas escolas, uma delas não apresentou projetos relacionados a educação ambiental, que em ambas escolas não possui a disciplina de Educação Ambiental e que parte dos professores não planejam e nem abordam os temas transversais em suas disciplinas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2019-02-18T22:37:36Z No. of bitstreams: 1 Barbosa, Olemir Pereira.pdf: 861810 bytes, checksum: a682624b2dea8069670e416ae6d70e4c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2019-02-20T13:43:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Barbosa, Olemir Pereira.pdf: 861810 bytes, checksum: a682624b2dea8069670e416ae6d70e4c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-20T13:45:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barbosa, Olemir Pereira.pdf: 861810 bytes, checksum: a682624b2dea8069670e416ae6d70e4c (MD5) Previous issue date: 2018-07-12 | en |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental: análise nos anos iniciais do ensino fundamental em Ariquemes-Ro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Barbosa, Olemir Pereira.pdf | Artigo principal | 841,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.