Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ortega, Jaquelyne Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-19T15:56:59Z | - |
dc.date.available | 2019-03-19T15:56:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ORTEGA, J. M. A prática da pesquisa na formação inicial de professores: uma proposta para o Curso de Licenciatura em Matemática do IFRO/Campus Vilhena. 2018. 110 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2415 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo investigar as concepções dos professores- formadores do curso de Matemática acerca da pesquisa na formação inicial e da prática docente, considerando também a carência de atividades de pesquisa nos cursos de licenciatura em Matemática. A escolha do tema deve-se à contribuição que a prática da pesquisa teve na formação inicial da autora e a importância dessa prática para o direcionamento do conhecimento científico dos acadêmicos em formação, uma vez que estão em processo de construção da identidade profissional. Os participantes da pesquisa foram docentes e equipe técnico-pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Vilhena/RO, que atuam no Curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, pois esta se compreende como uma prática que oportuniza aos participantes da pesquisa a interação e a construção coletiva ao longo do processo. A construção do referencial teórico foi apoiada em autores como André (2001), Fiorentini (2008), Lüdke (2001), dentre outros, e nas legislações concernentes ao tema. No desenvolvimento da pesquisa, foram realizados encontros com o grupo constituído e promovidas leituras e discussões acerca da temática central. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, diário de campo, memórias individuais das reuniões, gravação em áudio das reuniões, grupo no Whatsapp e grupo no Google Docs. A partir das experiências e discussões dos encontros, como resultado final, o grupo formado sugeriu ações que promovam a pesquisa na formação inicial de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRO/Campus Vilhena. Levou-se em consideração que formar um professor de Matemática que pesquisa e reflete sobre sua prática e para a sua prática poderá contribuir para atingirmos mais êxito no ensino e aprendizagem de Matemática, contribuindo com as investigações envolvendo a área de Formação de Professores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-19T13:18:15Z No. of bitstreams: 1 Dissertação MEPE - Jaquelyne Ortega.pdf: 1385936 bytes, checksum: 80b52fc2710c7d6592abd0fb4d78bb17 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2019-03-19T15:56:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação MEPE - Jaquelyne Ortega.pdf: 1385936 bytes, checksum: 80b52fc2710c7d6592abd0fb4d78bb17 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-19T15:56:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação MEPE - Jaquelyne Ortega.pdf: 1385936 bytes, checksum: 80b52fc2710c7d6592abd0fb4d78bb17 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | inovações curriculares | pt_BR |
dc.title | A prática da pesquisa na formação inicial de professores: uma proposta para o Curso de Licenciatura em Matemática do IFRO/Campus Vilhena | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação MEPE - Jaquelyne Ortega.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.