Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2416
Title: A dança como contribuição para o desenvolvimento da criança na escola de educação integral
Authors: Silva, Michelli Cristiane Rosa da
Keywords: Arte
Dança
Aprendizagem
Humanização
Issue Date: 14-Dec-2017
Citation: SILVA, Michelli Cristiane Rosa da. A dança como contribuição para o desenvolvimento da criança na escola de educação integral. 2017, 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017.
Abstract: O presente estudo teve por objetivo desvendar as contribuições da dança em perspectiva do processo de humanização. O problema que se apresenta: Como a dança contribui para o desenvolvimento da criança de uma escola de tempo integral de Ariquemes-RO. Buscando respostas traçou-se um referencial teórico com pesquisas em autores tais como MARQUES (2007); SAVIANI (2005); NANNI (2002) e outros. Ainda realizou-se uma pesquisa de campo, no primeiro semestre de 2017, sendo sujeitos da pesquisa Professoras, Coordenadoras, Monitora de Dança e Diretora, os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada, com a autorização dos participantes. Como resultado identificamos estudo tem por objetivo desvendar as contribuições da dança para o desenvolvimento em uma perspectiva de humanização Para tal a pesquisa em um primeiro momento respaldou-se em um referencial teórico, com pesquisa bibliográfica com bases em autores como FREIRE (2005); PARO (2007); MARX (2004). e outros. Na sequência apresentou como resultado constata-se que a dança ajuda no desempenho cognitivo e afetivo de cada ser. Por meio dos estudos bibliográficos podemos constatar a importância da dança enquanto demonstração da formação humana social, abrangendo a finidade que se coloca, educação e sociedade, que consente o uso da dança como aspecto de concepção de emancipação e transformação social. Diante deste fato, as crianças em contato com atividades que exigem movimentos rítmicos, adquirem mais responsabilidade, horário, compromisso, disciplina, desenvolvimento motor aguçado, tendo uma socialização maior, raciocínio rápido e desenvolvem habilidades motoras para outras atividades educativas. Concluímos que na pesquisa que os sujeitos respondentes da entrevista demostra que a dança traz benefícios para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social além de outros fatores que contribuem para a formação do sujeito. Analisando a fala dos entrevistados observamos que eles sabem superficialmente que existem a legislação, porém, nunca tiveram a curiosidade e a necessidade de pesquisar inteiramente sobres os benefícios que a dança traz para os alunos. No entanto alguns relataram que não existem um local apropriado para executar a atividade, entretanto como alguns autores relata não existe a necessidade de um local, mas sim de profissionais interessado para executar as atividades.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Ma. Márcia Ângela Patrícia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2416
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, Michelli Cristiane Rosa da.pdfArtigo principal578,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.