Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2420
Title: Avaliação in vitro da atividade leishmanicida e citotóxica do extrato etanólico, eluatos e substâncias isoladas das cascas de Maytenus guianensis Klotzsch ex Reissek
Authors: Lima, Priscila Vieira de
Keywords: Produtos naturais
Antiparasitário
Maytenus guianensis
Leishmania
Issue Date: 2017
Citation: LIMA, P. V. Avaliação in vitro da atividade leishmanicida e citotóxica do extrato etanólico, eluatos e substâncias isoladas das cascas de Maytenus guianensis KLOTZSCH EX REISSEK. 2017. 75f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Abstract: Maytenus guianensis é uma espécie pertencente a família Celastraceae, popularmente conhecida como “chichuá”. Na medicina tradicional, principalmente na região Amazônica, é utilizada como analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular e antirreumático. Atualmente, pesquisas com produtos naturais têm rendido moléculas relevantes para a terapia de doenças parasitárias, tal como a leishmaniose, classificada como uma das doenças tropicais que têm causado diversos problemas sociais, econômicos e de saúde em grande parte da população mundial e apesar de haver terapias disponíveis, o aumento de cepas resistentes constitui um obstáculo para a erradicação desta doença. Além disso, as drogas atualmente disponíveis possuem baixa eficácia no tratamento e não há vacina até o momento. Com o intuito de explorar o potencial etnofarmacológico da planta M. guianensis, o presente estudo tem como objetivo analisar in vitro a atividade leishmanicida e citotóxica de extratos e compostos isolados de M. guianensis. Para a realização da pesquisa fitoquímica o método utilizado foi o fracionamento dos extratos das cascas em coluna cromatográfica de sílica gel, e a análise das frações foi feita por Cromatografia em Camada Delgada (CCD). Os componentes químicos purificados foram identificados através de métodos espectroscópicos, incluindo a ressonância magnética nuclear uni e bidimensional de 1H e 13C e espectros de massa. Testes de atividade antileishmaniais foram realizados in vitro por meio da técnica colorimétrica de resazurina com formas promastigotas de Leishmania amazonensis, L. infantum e L. braziliensis. Os testes de citotoxicidade foram realizados em células J774 e a viabilidade celular avaliada pelo método colorimétrico MTT. Foram obtidos o extrato etanólico das cascas, além de quatro eluatos e três substâncias purificadas e identificadas. Verificou-se que o eluato clorofórmico apresentou-se ativo frente às espécies L. amazonensis e L. infantum. Com relação às substâncias isoladas e identificadas, como a tingenona e 22β-hidroxipristimerina, verificou-se que ambas foram potencialmente ativas frente a todas as espécies de parasitos testados. No entanto, a concentração citotóxica de 50% (CC50) das células J774 dessas substâncias foi inferior 1,7 μg/mL, evidenciando também o seu potencial citotóxico. Conclui-se que o extrato clorofórmico de M. guianensis é uma fonte alternativa de produtos naturais com atividade leishmanicida e que as moléculas testadas nesse estudo poderão ser alvos de futuros estudos de estrutura/atividade prevendo a diminuição da citotoxicidade.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Prof. Dr. Valdir Alves Facundo. Coorientadora: Profª. Dra. Carolina Bioni G. Teles.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2420
Appears in Collections:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertaçãoVERSAO final PDF - PRISCILA.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.