Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2423
Título: Contribuições da educação sexual na formação dos professores
Autor(es): Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
Palavras-chave: Formação de professores
Educação Sexual
IFRO
Data do documento: 2017
Citação: TELLES, L. C. M. dos S. Contribuições da educação sexual na formação dos professores. Porto Velho/RO. 2017. 130 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como a Educação Sexual faz parte da formação dos professores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). No contexto educativo existe a possibilidade de que conflitos sexuais possam ser testemunhados pelos professores. Diante desse fato, institui-se uma proposta de formação docente em Educação Sexual por meio da pesquisa-ação para 30 professores do IFRO, visando criar um espaço de discussão e reconhecimento desses conflitos a partir de subsídios teóricos. A metodologia empregada utilizou um questionário para investigar como os professores concebem e vivenciam a Educação Sexual, como também possibilitou a participação em momentos formativos. Esses momentos foram organizados com a colaboração de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, enfermeiros e advogados. Obteve-se quatro categorias de análise dos conflitos: silêncio em relação a sexualidade, a indisciplina, a angústia sexual e o uso do banheiro por alunos transgênero. Os resultados apontam um cenário de educação contraditória, na qual a maioria dos professores se mostraram predominantemente informais em relação à temática da Educação Sexual, não se sentindo preparado para garantir na relação com os alunos o repasse de informações seguras e científicas. A formação em Educação Sexual no IFRO tem potencial para ser eficaz, ajudando no crescimento profissional e pessoal do professor, colaborando na compreensão e abordagens de situações conflituosas com relação à vivência da sexualidade, todavia é preciso que o acesso a ela seja compreendido como um direito do professor.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Prof. Dr. João Guilherme Rodrigues Mendonça.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2423
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11 Dissertacao - versao final para impressão.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.