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dc.contributor.authorVeiga, Miriã Santana-
dc.date.accessioned2019-04-01T14:48:26Z-
dc.date.available2019-04-01T14:48:26Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.citationVEIGA, M. S. Práticas de letramento informacional: o uso da informação como caminho da aprendizagem nas bibliotecas multiníveis do Instituto Federal de Rondônia. 2017. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2429-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Profª. Drª. Jussara Santos Pimenta.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o resultado de pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), na Unidade Campus Porto Velho-Calama. O objetivo é entender as práticas de Letramento Informacional e o uso a informação, ambas desenvolvidas por Docentes, Bibliotecários e Discentes do IFRO. Buscamos relacionar essas práticas, com a criação de um Programa Educativo de Letramento Informacional, que visa a melhoria e estruturação das atividades de ensino desenvolvido pela Biblioteca do IFRO-Calama. O levantamento de dados e análise documental ocorreu no Campus Porto Velho-Calama, no Período de março de 2016 a abril de 2017. O método utilizado foi o indutivo, tendo como tipo de pesquisa a pesquisa-ação que é uma proposta metodológica, que têm por objetivo superar a visão do pesquisador de ser apenas o observador de um problema e busca contribuir na mudança de uma dada realidade, com aprendizagem para todos os sujeitos da pesquisa. Os instrumentais utilizados foram análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada para a fundamentação legal a LDB (Lei nº 9394/96), a Lei nº 12.244 que trata sobre a universalização das bibliotecas escolares, a Constituição Federal (1988) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Constituem referencial teórico: sobre os conceitos de Competência e Letramento Informacional Campello (2009), Gasque (2012) e Dudziaki (2001); os conceitos de biblioteca Aprendente e Multinível foram trabalhados com Almeida (2015); sobre o desenvolvimento da Pesquisa-Ação e sua metodologia utilizamos Thiollent (1996), Alves (2009), Tripp (2005) e Engel (2000); os conceitos de Educação, Informação, Conhecimento e Biblioteca, foram discutidos com enfoque nas ideias de Bufrem (1985), Silva (2003), Freire, (1988) Martins (2001) e LeCoadic (1996); quanto ao aspecto histórico do Letramento Informacional no Brasil embasaram-se em Dudziak (2001, 2004,) e Campello (2009). A pesquisa por fim, verificou a importância das práticas educativas de uso da informação pelas bibliotecas Multíniveis do IFRO, segundo a ação educacional das bibliotecárias, com foco no perfil informacional de alunos e professores. O Programa Educativo de Letramento Informacional e as ações foram construídos a partir das propostas e observações feitas pelos sujeitos da pesquisa, tendo como base a proposta de conteúdos de Letramento Informacional para o Ensino Médio, criado por Gasque (2012) e o projeto educativo em Competências Informacionais criado por Almeida (2015), para as Bibliotecas Multiníveis da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (REDE FEDERAL EPCT).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-14T14:39:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Miriã-CORRIGIDA FINAL - mika.pdf: 2360630 bytes, checksum: 20f3c60319163feb444b8e5f9f08448e (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.titlePráticas de letramento informacional: o uso da informação como caminho da aprendizagem nas bibliotecas multiníveis do Instituto Federal de Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

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