Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2434
Title: Processo decisório para a adoção e implantação de sistemas de informação: um estudo em uma organização pública do Estado de Rondônia
Authors: Araújo, Rayanne Cristina Oliveira da Silva
Keywords: Administração Pública
Processo decisório
Sistemas de Informação
Issue Date: 2018
Citation: ARAÚJO, R. C. O. da S. Processo decisório para a adoção e implantação de sistemas de Informação: um estudo em uma organização pública do Estado de Rondônia. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR),Porto Velho, 2018.
Abstract: Diante da necessidade da tomada de decisão no cotidiano dos gestares e dificuldades diversas da tarefa decisória, verifica-se que os envolvidos necessitam de suporte, inclusive científico, para que esta atividade aconteça de forma satisfatória, a fim de garantir resultados afetivos. A Tecnologia da Informação, por intermédio dos Sistemas de Informação, tem representado alternativa de solução por meio do provimento de informações céleres e precisas para o apoio ás decisões, inclusive no contexto da Administração Pública, permeada por um cenário de dificuldades, levando em conta participação de diferentes grupos de interesse, limitação de recursos, imposição de leis e disfunção da burocracia. Faz-se necessário conhecer as variáveis que compõem os processos de adoção e implantação de Sistemas de Informação na Administração Pública brasileira, na expectativa de que o conhecimento contribua com a melhoria da afetividade das decisões. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o processo decisório para adoção e implantação de Sistemas de Informação em uma organização pública do Estado de Rondônia, mediante os seguintes objetivos específicos: conhecer os tipos de Sistema de Informação existentes no órgão; caracterizar as variáveis associadas ao processo decisório de adoção e implantação de sistemas de organização; identificar as abordagens de decisão e estilos decisórios que orientam os gestores do órgão ao adotar e implantar Sistemas de Informação. A pesquisa foi conduzida em um paradigma pós-positivista, obedecendo ao raciocínio dedutivo. Os objetivos são descritivos, conduzidos qualitativamente em um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da triangulação de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental, e codificados com o apoio do software Atlas TI, versão 6. As fases de análise e interpretação dos dados foram realizadas concomitantemente, a partir da análise de conteúdo. Como resultados, verificou-se que não há padronização do processo de adoção e implantação de sistemas no órgão. Os fatores que orientam os gestores neste assunto estão relacionados à valorização da informação e do conhecimento, participação da equipe no processo decisório e soluções graduais advindas de diversas de diversas possibilidades existentes. Os gestores possuem visão sistêmica sobre as variáveis que influenciam a decisão, mas ainda não compreendem que esta é proveniente de um processo. Dentre as limitações encontradas para o estudo, destaca-se que a perspectiva dos participantes pode ter levado a influências positivas nos resultados. Sugere-se para estudos futuros a inclusão de levantamento junto aos demais stakeholders não contemplados nesta pesquisa.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Profa. Dra. Rosália Maria Passos da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2434
Appears in Collections:Mestrado em Administração (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Rayanne.pdf26,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.