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Título: Gestão da inovação social como fator de competitividade: estudo de caso em uma distribuidora do setor elétrico
Autor(es): Benevides, Sâmia Laise Manthey
Palavras-chave: Gestão
Inovação
Inovação Social
Competitividade
Data do documento: 2017
Citação: BENEVIDES, Sâmia Laise Manthey. Gestão da inovação social como fator de competitividade: estudo de caso em uma distribuidora do setor elétrico. Dissertação (Mestrado em Administração). Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração – PPGMAD. Porto Velho, 2017.
Resumo: Esta pesquisa visa compreender a relação existente entre inovação social e competitividade. Para tanto avaliou a gestão da inovação social como fator de promoção da competitividade em uma distribuidora do setor elétrico situada em Rondônia. O problema considerado no estudo foi verificar se a adoção de aspectos sociais na estratégia contribui para o alcance de vantagem competitiva e pretendeu responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como a gestão da inovação social poderá contribuir para a promoção da competitividade organizacional? Para responder a esse questionamento propôs como objetivos específicos: identificar as dimensões no âmbito da gestão da inovação social em face dos fatores da competitividade organizacional (1); efetuar análise crítica das dimensões da gestão da inovação social que sejam válidas para o alcance da competitividade organizacional (2) e propor diretriz de gestão da inovação social que seja válido para a competitividade organizacional (3). Para alcance do objetivo deste trabalho foi adotada como eixo teórico a Teoria do Desenvolvimento Organizacional, cujo enfoque é democrático e participativo no que tange à gestão de pessoas, suas contribuições para gerar mudanças, sua orientação sistêmica e flexível. Foram apresentados os conceitos de estratégia, responsabilidade social empresarial, competitividade, inovação e inovação social considerando sua relevância para concretização de estratégias competitivas. A Teoria U indicou as habilidades e as ferramentas necessárias para a gestão, promoção de mudanças sistêmicas e de longo prazo. Esta é uma pesquisa que pertence ao eixo das ciências sociais aplicadas, tendo em vista a geração de conhecimento com foco para a solução de problemas e aplicação prática. O problema foi abordado a partir do método misto, segundo o qual foram colhidos dados qualitativos e quantitativos de forma sequencial com posterior relação entre eles. Tratou-se de pesquisa exploratória que permitiu ao pesquisador elucidar a relação entre fenômenos não evidentes. Aplicou-se o Método Estudo de Caso com utilização de questionário, observação participante e análise de documentos para a coleta de dados. A análise paraconsistente foi utilizada como instrumento de análise de dados quantitativos e validação do instrumento de pesquisa e a Análise de Conteúdo foi empregada para a interpretação dos dados qualitativos. O trabalho identificou, descreveu e apurou as dimensões da inovação social e os fatores de competitividade, efetuou análise crítica das dimensões da gestão da inovação social válidas para o alcance da competitividade organizacional e propôs como diretrizes de gestão da inovação social o gerenciamento de fatores internos e externos de forma participativa; a adoção de uma estratégia flexível e que inclua a responsabilidade social empresarial, a promoção de valor compartilhado, o gerenciamento da inovação. Concluiu-se que a gestão da inovação social contribui para o alcance de vantagem competitiva ao possibilitar o atendimento de necessidades, problemas e expectativas dos clientes externos e internos; ao estimular a mudança de cultura organizacional com foco para a flexibilidade; ao favorecer o desenvolvimento de ações de responsabilidade social empresarial; ao gerar valor compartilhado; ao incentivar a inovação e adotar modelos para seu gerenciamento. Esta tarefa interessa a estudiosos e gestores situados no eixo das Ciências Sociais Aplicadas.
Descrição: Dissertação Apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Prof. Phd. Flávio de São Pedro Filho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2439
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