Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/244
Título: Planejamento tributário: a influência da cumulatividade e não-cumulatividade do PIS e da COFINS em empresas industriais
Autor(es): Gomes, Renata de Moura
Palavras-chave: Planejamento tributário
PIS
COFINS
Data do documento: 2011
Citação: GOMES, Renata de Moura. Planejamento tributário: a influência da cumulatividade e não-cumulatividade do PIS e da COFINS em empresas industriais. 2011. 26 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: O referido estudo deste artigo visou demonstrar a importância do planejamento tributário com foco na influência da cumulatividade e não-cumulatividade do PIS e da COFINS em uma empresa industrial. Para realizar-se este estudo foi abordado um levantamento bibliográfico e documental em livros, revistas, artigos, bem como uma pesquisa documental que baseou-se nas demonstrações contábeis da empresa Bernardo Alimentos, e posterior a este levantamento realizou-se um estudo de caso na referida empresa, que através das análises realizadas evidenciou a influência que as contribuições PIS e COFINS tem sobre o resultados das empresas. Constatou-se através das demonstrações analisadas que para a empresa objeto de estudo o regime de tributação não-cumulativo é o que acarreta menor ônus tributário refletindo diretamente no resultado da empresa, e conseqüentemente na distribuição dos lucros aos acionistas.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação da Profª. Esp. Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/244
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renata.pdf319,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador