Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2444
Title: A representação da amazônia em Voragem: uma leitura pós-colonial
Authors: Cruz, Maria Tereza da Silva
Keywords: Americanidade
Decolonial
Amazônia
Pós-colonial
Issue Date: 2018
Citation: CRUZ, M. T. da S. A representação da amazônia em Voragem: uma leitura pós-colonial. 2017. 73f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Abstract: O romance Voragem, de José Eustásio Rivera constituiu-se como "instrumento político" sugerindo ao leitor uma denúncia sobre as condições desumanas da exploração do caucho na selva colombiana e na Amazônia de um modo geral. As memórias dos seus narradores são muito reveladoras e percebemos ali uma intrincada relação entre ficção e história. O cenário construído revela um discurso conduzido por uma moral atrelada aos interesses do colonizador, permitindo-nos assim estabelecer possíveis leituras pós-coloniais/ decoloniais a partir da análise das representações coloniais no romance. Esta dissertação tem por objetivo identificar e analisar o modo como o espaço amazônico é construído em A Voragem, bem como examinar as personagens e o tempo, a partir dos aspectos sócio-históricos. Utilizamos o escopo teórico de diversos críticos pós-coloniais e "decoloniais" tais como, Frantz Fanon, Ramon Grosfoguel, Enrique Dussel e Walter Mignolo, representantes dos estudos relacionados à Americanidade e ao "Decolonial" que nos ajudarão a ler a obra sob uma perspectiva crítica das relações entre colonizador e colonizado, explorador e explorado e entre o nativo e o estrangeiro que chega a Amazônia com o objetivo único de lucro..
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a):Prof. Dr. Miguel Nenevê.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2444
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO TEREZA - V3 08-03.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.